O Rio Grande do Sul vem de um período crítico, assolado pela baixa disponibilidade hídrica, o que tem prejudicado o crescimento e desenvolvimento das culturas anuais de verão. Entretanto, os recentes prognósticos climáticos trazem um cenário um pouco mais otimista para os próximos meses.
Atualmente, os prognósticos climáticas indicam uma redução da intensidade do fenômeno La Niña, tendendo a uma condição de neutralidade até o trimestre Maio, Junho, Julho, onde o fenômeno El Niño começa a ganhar força.

Caso as previsões se concretizem, há uma grande probabilidade de que chuvas acima da média sejam observadas no RS sobre o efeito do El Niño. Pontualmente, as previsões de tempo para os próximos dias indicam instabilidade climática para a maioria das regiões do RS, indicando a possível ocorrência de chuvas, principalmente durante o período compreendido entre 15 e 18 de fevereiro.
Conforme destacado pela Eng. Agrônoma e CEO AGRYMET Bárbara Sentelhas, pra os próximos 15 dias, as previsões de tempo indicam volumes acumulados de aproximadamente 104 mm para São Luiz Gonzaga, 127 mm para Santa Rosa e 146 mm para Campo Novo. Já para a região do Planalto, são esperados 102 mm para Água Santa, 116 mm para Sarandi,, 95 mm para Não-Me-Toque e 69 mm para Ibirubá.
Com volumes um pouco menores, na região Noroeste-Centro, as previsões indicam volumes para os próximos 15 dias de aproximadamente 90 mm para Panambi, 79 mm para Cruz Alta, 51 mm para Tupanciretã e 80 mm para Júlio de Castilho. No Centro-Sul do RS, as chuvas previstas ficam na casa dos 19 mm para São Sepé, 21 mm para Caçapava do Sul, 45 mm para Bagé e 60 mm para Arroio Grande.
Confira abaixo os prognósticos climáticos trazidos pelo 48° Clima Cast RTC.