FECHAMENTOS DO DIA 20/03
O contrato de soja para maio24, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 2,02%, ou $ 24,00 cents/bushel a $ 1209,50. A cotação de julho24, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 1,92 % ou $ 23,00 cents/bushel a $ 1223,25. O contrato de farelo de soja para maio fechou em alta de 2,58 % ou $ 8,6 ton curta a $ 342,5 e o contrato de óleo de soja para maio fechou em alta de 1,79 % ou $ 0,86/libra-peso a $ 49,00.
ANÁLISE DA ALTA
A soja negociada em Chicago fechou em forte alta nesta quarta-feira. A oleaginosa rompeu, neste meio de semana, a linha de resistência dos US$12 por bushel pela primeira vez desde 1º de fevereiro.
Com isso, existe a probabilidade de novas ordens de compras automáticas dos Fundos de Investimentos serem acionadas, dando um suporte para as cotações em um curto prazo. O anúncio do USDA de uma venda particular de 120 mil toneladas de soja no começo do dia também alavancou à cotação.
Além disso, o baixo ritmo de vendas por parte do produtor argentino para a indústria local deu suporte para os preços dos subprodutos, visto que a Argentina é um dos grandes produtores de farelo e óleo de soja.
NOTÍCIAS IMPORTANTES
EUA-NOVA VENDA
O USDA relatou uma venda de 120 mil toneladas de soja nova safra para desconhecidos nesta quarta-feira pela manhã.
CHINA-O MOTIVO
A China está buscando aprovar variedades de soja geneticamente modificadas, num esforço para aumentar os rendimentos médios abismais, que não só estão abaixo dos EUA e do Brasil, mas também estão consistentemente abaixo da média mundial.
EXPORTAÇÃO BRASILEIRA
Em relação ao comércio brasileiro, em sua atualização de estimativas semanais, a Associação dos Exportadores de Cereais (ANEC) do Brasil elevou nesta quarta a expectativa de exportações de soja previstas para março, ante os 9,53 milhões embarcados em fevereiro e os 14,44 milhões no terceiro mês de 2023. O cálculo das exportações de farelo de soja em março sofreu ligeira redução, passando de 2,21 para 2,13 milhões de toneladas, ante 1,43 milhão em fevereiro e 1,81 milhão em março do ano passado.
Fonte: T&F Agroeconômica
Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin, Canal no YouTube)