Por T&F Agroeconômica, comentários referentes à 16/07/2025
FECHAMENTOS DO DIA 16/07

O contrato de soja para agosto, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 1,83%, ou $ 18,25 cents/bushel a $ 1013,25. A cotação de setembro fechou em alta de 1,87% ou $ 18,25 cents/bushel a $ 1005,75. O contrato de farelo de soja para agosto fechou em alta de 1,17% ou $ 3,10/ton curta a $ 268,4 e o contrato de óleo de soja para agosto fechou em alta de 0,48% ou $ 0,26/libra-peso a $ 54,82.

ANÁLISE DA ALTA

A soja negociada em Chicago fechou em alta nesta quarta-feira. O movimento foi impulsionado por compras técnicas, boas expectativas de exportação e pela venda relâmpago de 120.000 toneladas de soja americana para entrega na safra 2025/2026, com destino desconhecido, que, segundo rumores, pode ser a China.

Há relatos de importadores chineses buscando frete para o Golfo do México. Esta empolgação por uma melhora na demanda pode ter feito os investidores aproveitarem os preços abaixo de US$ 10 bushel, vigente nos últimos dias, para recompor suas posições vendidas.

No sentido da demanda, o acordo com a Indonésia deu suporte ao farelo de soja, que é excedente nos EUA, com a perspectiva da uma vazão para o farelo que sobra da moagem para óleo de soja americano, que está batendo recordes de produção e consumo.

NOTÍCIAS IMPORTANTES
FUNDOS E NOPA IMPULSIONAM OS PREÇOS (altistas)

Após a queda nos três pregões anteriores, a soja está sendo negociada em alta no pregão diário de Chicago. Além das compras de oportunidade dos Fundos, o relatório positivo de moagem divulgado ontem pela Associação Nacional de Processadores de Oleaginosas dos Estados Unidos também está influenciando a alta. A empresa registrou um processamento recorde para o sexto mês do ano, com 5,05 milhões de toneladas, e o menor nível de estoques de óleo mantidos pela indústria em cinco meses, com 619.607 toneladas.

ACORDO COM INDONÉSIA FOI BOM PARA O FARELO DE SOJA (altista)

Em um momento em que os Estados Unidos precisam de compradores para vender o farelo de soja restante gerado pelo aumento da moagem, o acordo comercial firmado ontem pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com a Indonésia é uma boa notícia, visto que o país está entre os principais importadores de farelo de soja, com demanda projetada pelo USDA para a safra 2025/2026 em 6,10 milhões de toneladas. Além disso, a agência prevê compras de soja em 2,75 milhões de toneladas.

EUA-NOVA VENDA DE SOJA (altista)

Em termos de alta, o USDA confirmou hoje uma nova venda de 120.000 toneladas de soja americana para a safra 2025/2026 para destinos desconhecidos. Esse tipo de transação indefinida geralmente está associado a compras que terminam em portos chineses. Será que é esse o caso?

CHUVAS DE ONTEM PRESSIONAM AS COTAÇÕES (baixista)

A pressão sobre o mercado se mantém devido às boas condições das safras americanas, juntamente com as chuvas que caíram hoje no Centro-Oeste, que favorecerão o desenvolvimento das plantas.

Fonte: T&F Agroeconômica



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.