A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA) referente a agosto, destacando as condições climáticas que favoreceram o desenvolvimento e o progresso da colheita das lavouras no país. Entre 1º e 21 de agosto, as chuvas seguiram o padrão climatológico, com maiores acumulados nas regiões Norte, leste do Nordeste e Sul. No Centro-Oeste, o clima quente e seco favoreceu a colheita do algodão e do milho segunda safra. Na maior parte da região do Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia), a umidade do solo beneficiou feijão e milho da terceira safra.

No Sul, boas precipitações, intercaladas com períodos sem chuvas e temperaturas mínimas baixas, favoreceram os cultivos de inverno. Geadas ocorreram, mas não causaram danos significativos ao trigo, que estava em fase vegetativa.

Dados espectrais indicam condições favoráveis ao trigo, apesar de impactos pontuais de chuvas e geadas. O índice de vegetação (IV), termo genérico utilizado para índices obtidos por sensoriamento remoto, manteve-se acima da média histórica, apesar da queda recente devido a geadas, nebulosidade e preparo de áreas para a próxima safra.

Nos cultivos de inverno, o Rio Grande do Sul iniciou enchimento de grãos; o Paraná teve reposição de umidade com chuvas pontuais e, em Santa Catarina está em perfilhamento, com parte das áreas em florescimento. Apesar de falhas isoladas na germinação, o desempenho geral das lavouras é bom nesse estado.

O boletim completo com informações sobre o clima e seus impactos na safra está disponível no Portal da Conab. Clique aqui para acessar.

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Companhia Nacional de Abastecimento

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.