O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) vem acompanhando os índices de semeadura de arroz no Estado do Rio Grande do Sul, ao todo, já foram semeados, 93.207 hectares, ou seja, 10,13% da intenção.

– Foto: Comunicação/Irga

A Região que mais se destaca é a da Zona Sul, em que já foram semeados, 39,59% da intenção, o que representa, 61.973 ha, segundo o Gerente da DATER, Luiz Fernando Siqueira, esses números estão diretamente relacionados às condições climáticas da região, que têm enfrentado volumes e intensidades de chuva menores, o que impacta diretamente na possibilidade de semeadura.

Outro dado importante, é que a Região da Campanha, apresentou seus primeiros índices de semeadura, 0,84% da intenção, ou seja, 1.141 hectares. O que vem preocupando tanto os técnicos como produtores, é o cenário de semeadura na Região da Fronteira Oeste, região com maior área cultivada com arroz no Estado. No mesmo período, na safra passada, a região já apresentava em média 35% semeado, e neste ano, registra 5.392 hectares, representando 1,98% da intenção. Os baixos índices devem-se a condição climática, que devido às chuvas constantes e em alto volume, impossibilitam o solo.

Sendo o mês de outubro, preferencial para a semeadura do arroz, a expectativa é que após a segunda quinzena do mês, as condições climáticas permitam o avançar da semeadura em todas as regiões, expressando o potencial produtivo do arroz.

A Região Central apresenta 5.023 hectares semeados, ou seja, 4,16% da intenção. Já a Região da Planície Costeira Externa, indica 7,45% da intenção, o que representa 7.070 ha e na Planície Costeira Interna, os dados indicam 12.608 hectares, representando 8,98% da intenção de semeadura do arroz.

Fonte: IRGA



 

FONTE

Autor:Instituto Rio Grandense do Arroz

Site: IRGA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.