Marcelo Sá – jornalista/editor e produtor literário 

O setor produtivo saiu vitorioso das discussões envolvendo a Medida Provisória (MP 1303/2025). O texto, que teria que ser votado até esta quarta-feira (8), foi retirado da pauta do plenário da Câmara dos Deputados, já no início da noite.

Para o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), não há qualquer justificativa para aumento de impostos, visto que o IOF já havia sido restabelecido pelo Poder Judiciário após derrubada no Congresso. Ele destacou também a força da bancada do agro na rejeição da proposta.

“A MP já devia ter sido recolhida há muito tempo. Sempre fomos contrários e seguiremos contra qualquer aumento de impostos para o cidadão. O agro e o Brasil mostraram sua força mais uma vez no caminho por um país mais justo”, afirmou Lupion.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS), que também é membro da Academia Nacional de Agricultura da SNA, celebrou a vitória da bancada e criticou a insistência do governo em aumentar impostos.

“Conseguimos derrubar no Congresso a MP 1303. Demos um basta à obsessão arrecadatória de um governo que só pensa em aumentar impostos, sem cortar os próprios gastos. A nossa luta é por um país com menos gastança e mais respeito ao bolso do contribuinte. Não vamos permitir que a conta do descontrole fiscal seja paga pelo povo brasileiro”, destacou a senadora.

Para o vice-presidente da FPA, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), a justificativa de que a MP era necessária para o equilíbrio fiscal não se sustentava. Segundo ele, a elevação do IOF já estava em vigor por decisão do STF e já produzia arrecadação.

“O fato é que a MP se inseriu em uma questão política mais geral dentro do governo, que faz um esforço arrecadatório”, afirmou Jardim.

O deputado Sérgio Souza (MDB-PR) lembrou que o aumento de impostos traria prejuízos significativos para o produtor rural, especialmente nos custos de produção.

“Seria um atraso total para o desenvolvimento do país. Aumentaria os custos de produção e, consequentemente, o valor dos alimentos para a população”, disse o ex-presidente da FPA.

De: FPA – Agradecimento a Danielle Arouche

Fonte: SNA



 

FONTE

Autor:Marcelo Sá - Sociedade Nacional de Agricultura

Site: SNA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.