De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, as chuvas devem atingir boa parte do Brasil na próxima semana.
O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos informa que o Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Rio de Janeiro e Espírito Santo podem ter chuvas ao longo do dia. Amanhã, a instabilidade segue na faixa central do Brasil, com chuvas previstas no Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
No Sul do Brasil, o tempo deve ficar aberto até domingo, quando está previsto o ingresso de uma frente fria que deve levar chuvas generalizadas a todos os estados da região. No dia 13, Santos informa que a frente fria deve avançar e atingir áreas do Sudeste e Centro-Oeste.
O agrometeorologista sinaliza que a segunda quinzena de outubro será marcada por chuvas frequentes no Brasil. Ele detalha que na semana do dia 20 as chuvas devem retornar ao Matopiba, mas ainda sem consistência. “As chuvas regulares nessa região só devem ocorrer a partir de novembro”, afirma.
Sobre o La Niña, Santos voltou a frisar que o fenômeno no Brasil deve ter fraca intensidade e curta duração, embora o mês de dezembro possa ser mais seco no Rio Grande do Sul, oeste do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul.
Paraguai
A meteorologista da Rural Clima, Ludmila Camparotto, disse que o Paraguai terá um tempo mais aberto até domingo, quando uma nova frente fria deverá ingressar no país. A expectativa é de que chova em todas as regiões, exceto no Chaco.
Na segunda-feira (13), o tempo já deve abrir no Paraguai, com o retorno das chuvas previsto para o dia 16.
Ludmila acrescenta que, no mês de outubro, o Paraguai pode começar a ter intervalos entre chuvas um pouco maior.
Fonte: Arno Baasch / Safras News