O uso de mixes de plantas, combinações planejadas de diferentes espécies vegetais, vem ganhando espaço como estratégia agronômica essencial para quem busca solos mais férteis, produtivos e sustentáveis. Com aplicações tanto na agricultura quanto na pecuária, essa prática realizada via combinação de sementes se mostra uma aliada importante na recuperação de áreas degradadas, cobertura vegetal e produção de forragem de alta qualidade, assim contribuindo com a manutenção dos sistemas agropecuários.

Entre os principais benefícios da prática está a conservação do solo. A combinação de diferentes espécies favorece a descompactação das camadas subsuperficiais, o incremento da matéria orgânica e o aumento da capacidade de infiltração e retenção de água, promovendo um ambiente mais equilibrado para o desenvolvimento das culturas subsequentes.

Na produção de forragem, por exemplo, o uso de gramíneas de rápido estabelecimento, associadas a leguminosas de alto valor proteico e fixadoras de nitrogênio atmosférico, resulta em uma forragem mais equilibrada nutricionalmente, com melhor digestibilidade e maior eficiência de conversão alimentar no rebanho. Essa integração contribui para pastagens mais produtivas e com maior longevidade, com menor necessidade de adubação nitrogenada.

Os mixes também desempenham papel relevante na cobertura vegetal e na adubação verde, garantindo proteção física do solo contra erosão, melhor ciclagem de nutrientes, supressão de plantas daninhas e consequentemente redução da competição das mesmas por luz, espaço e nutrientes com a cultura principal. “Além disso, contribuem para a supressão natural de patógenos de solo e para o equilíbrio da microbiota”, diz o engenheiro agrônomo, Hemython Luis Bandeira do Nascimento, doutor em Zootecnia e gerente de P&D e Inovação da Semembrás, uma marca da SBS Green Seeds.

Do ponto de vista ambiental, os mixes de sementes são aliados da agricultura de baixa emissão de carbono, ao potencializarem o seu sequestro, aumentarem o estoque de CO orgânico no solo e manterem a cobertura permanente do terreno, o que reduz oscilações térmicas e perdas de umidade. “Essas práticas favorecem a resiliência agroecossistêmica e a sustentabilidade de longo prazo dos sistemas agrícolas e pecuários. Cada espécie cumpre uma função específica e importante no sistema”, reforça o especialista.

Formulação técnica e padronização industrial

Durante muito tempo, a formulação de mixes era feita diretamente nas fazendas, sem critérios técnicos e com sementes de origens variadas, o que resultava em baixa eficiência, impurezas e proporções inadequadas. Hoje, com o avanço da tecnologia e o trabalho de empresas especializadas como a Semembrás, o produtor tem acesso a misturas industrialmente padronizadas, com alta qualidade, tratadas, balanceadas nas proporções ideais para o plantio.

Segundo o gerente de P&D e Inovação, os mixes personalizados permitem melhorar o valor nutricional das plantas, acelerando o seu estabelecimento, contribuindo ainda com o aumento do volume de massa verde e intensificação a ciclagem de nutrientes, resultando em sistemas mais eficientes e sustentáveis. “Com nossos mixes, o produtor tem mais assertividade e desempenho, pois cada formulação é desenvolvida conforme as condições do solo e o objetivo de manejo”, destaca.

O portfólio da Semembrás reúne mais de 40 espécies de plantas, possibilitando inúmeras combinações de mixes e blends adaptados a diferentes condições edafoclimáticas e sistemas de produção. A empresa conta com uma equipe técnica de campo que auxilia o produtor desde o diagnóstico das áreas até a escolha das espécies e proporções ideais. “Nosso papel é entender a realidade de cada cliente e montar o mix ideal para seu sistema de produção. Também fazemos ajustes específicos para cada propriedade, o que torna o resultado mais eficiente e assertivo”, explica Nascimento.

A Semembrás tem também composições pré-formuladas, que reúne diferentes opções de mixes de sementes, voltadas para atender a variadas condições de solo, temporada e objetivos de manejo. Entre as formulações específicas, destaque para:

SBMix Café — ideal para cobertura e reestruturação do solo no período primavera/verão.

SBMix Cana / SBMix Palhada — voltados à produção de biomassa e cobertura do solo em áreas de reforma ou implantação de canaviais. A alta produção de palhada traz benefícios químicos, físicos e biológicos.

SBMix Precoce — pensado para janelas curtas de semeadura e pós-safrinha, com foco em volume de biomassa e benefícios múltiplos ao solo.

SBMix Nematoide — combina cobertura de solo com ação contra nematoides em sistemas de rotação e sucessão.

SBMix Pastejo — voltado para sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP), oferecendo cobertura vegetal em rotação ou sucessão.

Sobre a Semembrás

A Semembrás, uma marca da SBS Green Seeds, é especializada em sementes, tecnologia e inovação voltadas à agricultura regenerativa e pecuária sustentável. Com foco na saúde do solo e na eficiência produtiva, oferece soluções técnicas em mixes de sementes, blends personalizados e suporte agronômico para diferentes sistemas de produção em todo o país. Mais detalhes em: https://semembras.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa Semembrás



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.