De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, o fenômeno La Niña deve começar a ganhar intensidade a partir do final de novembro, o que deve tirar a pressão de chuvas sobre o Sul do Brasil. Assim, de acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, as precipitações deverão ficar mais concentradas na faixa norte do Brasil.
Previsões para o curto prazo
Santos sinaliza que chuvas estão previstas hoje para os estados de Goiás e de Mato Grosso, embora ainda de forma irregular.
No dia 16, uma nova frente fria deve se formar entre a Argentina, Uruguai e Paraguai, levando chuvas ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. “Há risco de ocorrências de chuvas fortes no dia 16 no oeste do Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo”, alerta.
No dia 17, a frente fria pode atingir áreas também áreas de Mato Grosso, sul de Goiás e Minas Gerais.
No dia 18, as chuvas devem ficar concentradas na faixa leste da região Sudeste.
No dia 19, a frente fria deve subir e atingir áreas da faixa norte do Brasil.
Santos acrescenta que as chuvas tão aguardadas no Matopiba são esperadas para o dia 20, mas ainda de forma irregular.
Fonte: Agência Safras – Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News



