Em MT, o plantio se aproxima da finalização e a maioria das áreas apresenta bom desenvolvimento. Entretanto, em algumas localidades, a ausência de chuvas resultou na necessidade de replantio. No PR, a maioria das áreas apresenta bom desenvolvimento. Porém, o excesso de chuvas em algumas regiões dificulta a realização de tratos culturais e o desenvolvimento das lavouras.
No RS, as fortes chuvas do início da semana impediram um maior avanço da área semeada e causou alagamento de algumas lavouras semeadas em várzeas. As baixas temperaturas também retardam o desenvolvimento inicial. Em GO, o plantio avançou apesar da redução das chuvas. No Sudoeste, ele já foi finalizado. Em algumas áreas semeadas no início da janela, houve necessidade de replantio devido a falhas de germinação. Em MS, as chuvas em todas as regiões permitiram avanço no plantio.
Em MG, o plantio avança no estado, mas, no Noroeste, os baixos volumes de chuva limitam as operações. Em SP, o plantio foi finalizado e as lavouras apresentam bom desenvolvimento. Na BA, o retorno das chuvas permitiu um grande avanço no plantio. No TO, o plantio acelerou com o retorno das chuvas, mas o clima instável de outubro causou redução do estande de plantas em alguns talhões. No MA e PI, o plantio ocorre de forma descompassada, acompanhando a ocorrência das precipitações.
Previsão Agrometeorológica de 17/11/2025 a 24/11/2025
Norte-Nordeste: Há previsão de chuva na maior parte da região, exceto no AP, Nordeste do PA, Centro e Norte do MA, Sudeste, Centro-Norte e Norte do PI, além do CE, RN, PB, PE, AL, SE e Nordeste da BA, onde praticamente não haverá precipitação. Os maiores volumes ocorrerão em áreas do Noroeste e Centro do AM, Centro-Sul do PA, Sudeste do TO e Oeste de BA, contribuindo para a elevação da umidade no solo, a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Entretanto, no Matopiba, o volume de chuvas pode ser insuficiente para um maior avanço na semeadura em áreas do MA e do PI.
Centro Oeste: São esperadas chuvas mais regulares e melhor distribuídas na região, favorecendo a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Os maiores volumes ocorrerão em áreas do Nordeste de MT; do Pantanal, Norte e Sudoeste de MS; e do Norte e Noroeste de GO.
Sudeste: A previsão indica precipitações em toa a região, com maiores volumes na Zona da Mata mineira e em áreas do RJ, podendo causar danos pontuais por excesso de chuvas ao café. No geral, devido à elevação e à manutenção da umidade no solo, as condições serão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, além da brotação e crescimento da cana-de-açúcar e da formação dos chumbinhos do café.
Sul: Há previsão de chuvas, intercaladas por períodos de tempo estável. Os maiores acumulados são esperados no centro do PR. As condições de umidade serão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. No entanto, baixas temperaturas podem atrasar o desenvolvimento das lavouras. Os períodos de tempo estável favorecerão a maturação e a colheita dos cultivos de inverno.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 17 de novembro de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab








