Em MT, o plantio foi finalizado e as lavouras se encontram desde o estádio de germinação até o enchimento de grãos. As condições das lavouras variam em função do manejo e das chuvas ocorridas. No RS, o plantio foi paralisado em várias regiões do estado devido à falta de chuvas. Essa situação também prejudica as áreas em emergência. No PR, a redução das chuvas permitiu a realização de tratos culturais e o plantio das últimas áreas.
Em GO, o plantio foi finalizado na região Sudoeste, porém chuvas de granizo destruíram lavouras em Rio Verde e Montividiu. O plantio avança e o desenvolvimento da cultura é regular e varia em função das chuvas ocorridas e do nível tecnológico adotado. Em MS, o plantio deve se prolongar no Norte e Oeste do estado até meados de dezembro. O monitoramento constante das lavouras proporciona bom controle de pragas. Em MG, o plantio avança no estado e o clima quente e menos chuvoso favorece a sanidade da cultura, mas afeta o desenvolvimento desta em algumas regiões.
Em SP, as lavouras apresentam bom desenvolvimento apesar dos dias nublados e do excesso de chuvas que tem limitado o desenvolvimento da cultura. Na BA, o plantio avançou e as lavouras têm apresentado bom desenvolvimento. No TO, com uma melhor disponibilidade hídrica nos solos, o plantio avança no estado. No MA, o plantio avança no estado, mas continua atrasado devido à irregularidade das chuvas. PI, o plantio acelerou devido à melhor regularidade das chuvas. Em SC, a redução das chuvas permitiu o avanço no plantio. No PA, a melhor regularidade das chuvas favoreceu os cultivos nas regiões da BR-163 e de Redenção. O plantio em Paragominas foi iniciado.
Previsão Agrometeorológica de 01/12/2025 a 08/12/2025
Norte-Nordeste: Os maiores acumulados de chuvas são previstos no AM, AC, RR, RO, centro-sul do PA, TO, Sul do MA e Oeste da BA, favorecendo a semeadura e o desenvolvimento das lavouras. Nas demais áreas, predominará o tempo seco e baixos acumulados de chuva. As temperaturas máximas previstas seguem elevadas, principalmente, na região nordeste. No MATOPIBA, volumes significativos de chuva irão contribuir com a umidade do solo, com exceção de áreas no MA, e devem beneficiar o avanço da semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
Centro Oeste: São previstas chuvas significativas, principalmente, em MT e GO, favorecendo a recuperação e a manutenção do armazenamento hídrico. Em MS, a previsão é de chuva irregular e em menor volume. Em toda a região, as condições serão favoráveis para a semeadura e o desenvolvimento.
Sudeste: São previstas chuvas significativas em toda a região, com maiores acumulados em MG, ES, RJ e oeste de SP. Temperaturas máximas elevadas devem ocorrer, principalmente, no Triângulo Mineiro, Sul de Minas e CentroNorte de SP. No geral, as condições serão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra e da cana-de-açúcar, além da expansão de frutos do café.
Sul: Há previsão de chuva em toda a região, principalmente, no PR e em SC, onde podem ocorrer tempestades em algumas áreas do oeste nesses estados, mas favorecendo, no geral, a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. No RS, as chuvas serão irregulares, comprometendo a manutenção da umidade no solo, a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de sequeiro. O avanço da colheita dos cultivos de inverno será favorecido na região.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 01 de dezembro de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab








