Com a crescente expansão do acesso à educação nas diferentes modalidades de ensino, o nível de escolaridade dos brasileiros aumentou nos últimos anos. O último Censo Demográfico realizado pelos IBGE em 2022, demonstra um aumento de 11,6% na população com ensino superior, passando de 6,8% em 2000 para 18,4% em 2022 (figura 1).
Figura 1. Distribuição da população de 25 anos ou mais (%) por nível de instrução.

Em termos gerais, ainda que pessoas com nível superior representem uma pequena parcela da população brasileira, o crescente aumento do acesso ao ensino superior tem tornado cada vez mais competitiva a busca por cargos relacionados ao nível superior, sendo que, 18,4% dos brasileiros possuem ensino superior, e uma parcela significativa dessas graduações apresenta relação com áreas da agricultura (figura 2).
Figura 2. Pessoas com nível superior completo, por área de formação.

Nesse contexto, profissionais do agro tem buscado nas especializações e pós-graduações uma forma de se destacar no mercado de trabalho. Em muitos casos, níveis de instrução superiores a graduação são indispensáveis para o progresso de cardo e evolução no mercado de trabalho, limitando a acessão de profissionais que não possuem dada instrução.
De acordo com o economista Naercio Menezes Filho, pesquisador do Insper, o rendimento salarial médio de quem vai além da graduação, tende a ser quase o dobro de quem conclui o ensino superior. Além do ganho salarial, profissionais com especialização e/ou pós-graduação tendem a possuir maiores chances de ocupação, formalidade e benefícios (InfoMoney, 2025).
Mesmo considerando a importância de ir além da graduação, fatores como altos custos, falta de tempo e dificuldade em encontrar cursos alinhados à realidade profissional são os principais limitantes que dificultam o acesso dos brasileiros à cursos de pós-graduação (Souza Filho, 2025).
Para mitigar essas limitações e possibilitar que profissionais do agro avancem além da graduação, o +Soja oferece cursos de pós-graduação voltados ao mercado profissional, com conteúdos alinhados à prática do campo. Os programas são 100% on-line, o que amplia o acesso de profissionais de diferentes regiões do país a uma formação de qualidade, acessível e com certificação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Além dos conteúdos fundamentais da formação, os alunos participam de encontros ao vivo com professores e pesquisadores reconhecidos nacionalmente, referências no manejo da soja, promovendo a conexão entre o conhecimento técnico e as realidades do campo.
Diante do impacto positivo da pós-graduação na carreira profissional, investir em conhecimento torna-se um diferencial estratégico para quem busca evolução profissional aliada ao retorno econômico, destacando-se em um mercado cada vez mais competitivo.
Clique no banner abaixo e fale com um de nossos consultores para garantir sua vaga nos programas de pós-graduação do +Soja.
Referências:
INFOMONEY. SALÁRIO DE QUEM TEM PÓS É QUASE DOBRO DO GANHO DE QUEM SÓ TEM GRADUAÇÃO, DIZ PESQUISA. Agência O Globo, 08 jun. 2025. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/carreira/salario-de-quem-tem-pos-e-quase-dobro-do-ganho-de-quem-so-tem-graduacao-diz-pesquisa/. Acesso em: 17/12/2025.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. PANORAMA. IBGE, 2022. Disponível em: < https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/ >, acesso em: 17/12/2025.
SOUZA FILHO, A. L. E. COMEÇAR UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO É O DESEJO DE 56% DOS PROFISSIONAIS PARA 2026, MOSTRA ESTUDO. Comunidade SEBRAE, 2025. Disponível em: < https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/comecar-um-curso-de-posgraduacao-e-o-desejo-de-56-dos-profissionais-para-2026,-mostra-estudo >, acesso em: 17/12/2025.




