Em MG, as altas temperaturas, aliadas à boa disponibilidade hídrica, favorecem o desenvolvimento do cereal. No RS, o excesso de chuvas atrasou a secagem natural das primeiras áreas semeadas, retardando o início da colheita, mas favoreceram as últimas áreas plantadas. No PR, as altas temperaturas, aliadas à redução das precipitações, começam a afetar as áreas em enchimento de grãos.

Em SC, as altas temperaturas e a falta de chuvas afetaram a polinização e o enchimento de grãos em algumas áreas. As lavouras tardias, entretanto, apresentam bom desenvolvimento Na BA, as condições climáticas continuam a favorecer o desenvolvimento do cereal. No PI, com o fim do plantio da soja em muitas fazendas, o plantio avançou no estado e é favorecido pelas condições climáticas.

No MA, a semeadura avança nas regiões Sul, Leste, Oeste e Centro do estado, devendo se intensificar após a finalização do plantio da soja. Em GO, o plantio se aproxima da finalização. As lavouras apresentam bom desenvolvimento e são favorecidas pelas chuvas regulares. No PA, as precipitações ocorridas nos polos de Santarém e Paragominas favorecem o andamento do plantio e o desenvolvimento inicial da cultura.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 29 de dezembro completo, clicando aqui!

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.