Tendo em vista o impacto causado pela ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi) na cultura da soja, o controle químico com o uso de fungicidas torna-se indispensável para a obtenção de boas produtividades em lavouras comerciais. Ainda que as recomendações de manejo sugiram que todas as medidas de controle da ferrugem devam ser adotadas de forma preventiva a ocorrência da doença, o posicionamento de fungicidas pode variar ao longo do ciclo da cultura, devido ao avanço da severidade da ferrugem e/ou o surgimento de outras doenças na soja.
Visando maximizar o desempenho no controle da ferrugem-asiática, fungicidas de alta performance são amplamente empregados. Entretanto, para reduzir o risco de seleção de populações resistentes do patógeno, é indispensável adotar estratégias de manejo, como a rotação de ingredientes ativos e de modos de ação, além da utilização de misturas ou associações de fungicidas. Essas práticas são fundamentais para preservar a eficácia das moléculas atualmente disponíveis.
Do ponto de vista do espectro de ação, os fungicidas podem ser classificados como sítio-específicos ou multissítios. Os sítio-específicos atuam sobre um ponto específico da via metabólica do patógeno, ou sobre uma única enzima ou proteína essencial ao fungo. Por apresentarem alta especificidade, costumam ser absorvidos pelas plantas e possuem propriedades sistêmicas; contudo, exibem maior risco de seleção de resistência (Godoy et al., 2020).
Por sua vez, fungicidas multissítios interferem em diversos processos metabólicos do fungo, o que confere baixo risco de resistência. Como atuam de várias formas, podem causar fitotoxicidade quando absorvidos, são utilizados predominantemente como produtos de contato, formando uma camada protetora sobre os tecidos suscetíveis do hospedeiro e impedindo o estabelecimento da infecção (Godoy et al., 2022).
Figura 1. Alguns locais de ação de fungicidas na célula do fungo.

Além de contribuir para o manejo da resistência dos fungos aos fungicidas, pesquisas demonstram que a utilizações de fungicidas multissítios, associados a fungicidas sítio-específico aumenta o controle da ferrugem-asiática em soja. Ensaios cooperativos realizados pela Embrapa na safra 2024/2025 demonstram que a adição de fungicidas multissítios como o clorotalonil a fungicidas como piraclostrobina + tebuconazol aumentou em 63% o controle da ferrugem, enquanto a adição de mancozebe ao fungicida protioconazol + picoxistrobina proporcionou aumento no controle da ferrugem de 60% para 76% (Godoy et al., 2025).
Esses resultados demonstram a importância da utilização dos fungicidas multissítios associado a sítio-específicos para um manejo eficiente da ferrugem-asiática. Conforme apresentado por Godoy et al. (2025), dentre os fungicidas multissítios avaliados, a maior porcentagem de controle foi observada para clorotalonil (55%), seguido de mancozebe (46%) e oxicloreto de cobre (46%).
Vale destacar que os fungicidas para controle da ferrugem-asiática devem ser utilizados sempre em misturas comerciais ou misturas em tanque, incluindo os fungicidas multissítios para maior eficiência de controle e para atrasar o processo de resistência (Godoy et al., 2025). Em suma, pode-se dizer que os fungicidas multissítios são valiosas ferramentas para o manejo e controle da ferrugem-asiática em soja, e devem ser inseridos no programa fitossanitário da cultura.
Clique aqui e confira a eficiência de fungicidas no controle da ferrugem-asiática.
Referências:
GODOY, C. V. et al. EFICIÊNCIA DE FUNGICIDAS MULTISSÍTIOS E PRODUTO BIOLÓGICO NO CONTROLE DA FERRUGEM-ASIÁTICA DA SOJA, Phakopsora Pachyrhizi, NA SAFRA 2021/2022: RESULTADOS SUMARIZADOS DOS EXPERIMENTOS COOPERATIVOS. Embrapa, Circular Técnica, n. 185, 2022. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1145703/1/Circ-Tec-185.pdf >, acesso em: 09/01/2023.
GODOY, C. V. et al. EFICIÊNCIA DE FUNGICIDAS MULTISSÍTIOS NO CONTROLE DA FERRUGEM-ASIÁTICA DA SOJA, Phakopsora Pachyrhizi, NA SAFRA 2019/2020: RESULTADOS SUMARIZADOS DOS EXPERIMENTOS COOPERATIVOS. Embrapa, Circular Técnica, n. 161, 2020. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/215604/1/CT-161-OL.pdf >, acesso em: 09/01/2024.
GODOY, C. V. et al. EFICIÊNCIA DE FUNGICIDAS PARA O CONTROLE DA FERRUGEM-ASIÁTICA DA SOJA, Phakopsora pachyrhizi, NA SAFRA 2024/2025: RESULTADOS SUMARIZADOS DOS ENSAIOS COOPERATIVOS. Embrapa Soja, Circular Técnica n. 219, 2025. Disponível em: < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1177349/1/Circ-Tec-219.pdf >, acesso em: 09/01/2026.





