Arroz: Os produtores estão realizando o manejo da irrigação para uniformizar a lâmina de água dos quadros. Seguem os tratos culturais, como monitoramento e controle de plantas invasoras, de pragas e de doenças e adubação em cobertura. As lavouras demonstram bom
estado fitossanitário, e os níveis de água estão adequados. A maioria das lavouras está em desenvolvimento vegetativo; algumas áreas começam a floração. As mais precoces atingem o estágio de enchimento de grãos.

Muitos produtores esperam uma reversão na tendência de queda dos preços do arroz, pois as margens atuais da cultura estão muito reduzidas devido aos altos custos de produção. A área a ser cultivada está estimada em 920.081 hectares (IRGA). A produtividade está prevista, em 8.752 kg/ha, segundo a Emater/RS-Ascar. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, o período foi de boas condições climáticas para o desenvolvimento da cultura, que demonstram potencial produtivo satisfatório. Nas lavouras tardias, semeadas em dezembro, está sendo estabelecida a irrigação.

Nas áreas implantadas em novembro, que atualmente iniciam a diferenciação da panícula, aplica-se a segunda dose de ureia, a depender do nível de investimento adotado pelo produtor.

Em Quaraí e Maçambará, há cultivos com infestação significativa de plantas daninhas, resultado dos vários dias chuvosos, que impediram as pulverizações adequadas para o período inicial de desenvolvimento da cultura, fase de aplicação mais efetiva. Em Dom Pedrito, as lavouras apresentam boa sanidade e recebem aplicações preventivas de fungicida.

Na de Pelotas, já foram plantados 180.185 hectares, o que representa aumento de 7,5% em relação aos 167.642 hectares estimados inicialmente. A fase de desenvolvimento vegetativo chega a 84% das áreas. Na de Porto Alegre, em Eldorado do Sul, 56% das lavouras se encontram em desenvolvimento vegetativo, 35% em floração e 9% em enchimento de grãos. Apesar dos dois episódios de chuva no período, os dias com temperaturas elevadas e bons níveis de radiação solar favoreceram o desenvolvimento da cultura. As estimativas do município são de 11.000 hectares semeados.

Na de Santa Maria, a maior parte dos cultivos está em desenvolvimento vegetativo, e uma parcela pequena inicia a fase reprodutiva. Na de Santa Rosa, as condições climáticas permanecem favoráveis para o desenvolvimento da cultura. As lavouras estão iniciando o emborrachamento. As condições hídricas estão adequadas, e boa parte da água tem sido captada das barragens sem necessidade de bombeamento, reduzindo os custos do produtor Na de Soledade, a semeadura está concluída. Estão 78% das áreas em desenvolvimento vegetativo, 20% em florescimento e 2% em enchimento de grãos.

Comercialização (saca de 50 quilos)

O valor médio, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado, aumentou 2,15%, quando comparado à semana anterior, passando de R$ 52,56 para R$ 53,69.

Fonte: Emater/RS



 

FONTE

Autor:Emater/RS

Site: Informativo Conjuntural 1903

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.