Soja: Em MT, apesar dos altos volumes de chuvas em grande parte do estado, a colheita intensificou-se, com os produtores aproveitando as janelas de tempo favorável para a trilha. As produtividades têm superado às estimativas iniciais.

No RS, o atraso na colheita do milho 1° safra retarda o plantio da safrinha de soja. As lavouras da 1° safra continuam em boas condições, mas a redução das chuvas preocupa os produtores.

No PR, o tempo seco e quente da semana favoreceu a maturação das lavouras, principalmente, no oeste e sudoeste do estado. As produtividades das áreas colhidas têm superado as estimativas iniciais. Em GO, o tempo chuvoso retardou a colheita das áreas irrigadas, mas favoreceu as lavouras nos estádios reprodutivos. A cultura permanece com baixa pressão de pragas e doenças.

Em MS, a colheita foi iniciada nas áreas irrigadas com boas produtividades sendo obtidas. As áreas de sequeiro também iniciaram, pontualmente, a colheita. Em MG, as lavouras apresentam boas condições e a colheita foi iniciada nas áreas irrigadas. Na BA, a colheita avança nas áreas irrigadas e as áreas de sequeiro continuam sendo beneficiadas com as boas condições climáticas.

Em SP, algumas áreas entraram em maturação e o restante delas se encontram nos demais
estádios reprodutivos, apresentando boas condições. No TO, a colheita foi iniciada nas áreas irrigadas e, pontualmente, nas áreas de sequeiro. Na maioria das áreas, as lavouras se encontram nos estádios reprodutivos e em boas condições.

No MA, algumas áreas no sul do estado tiveram seu potencial produtivo reduzido devido à irregularidade das chuvas. Nas demais regiões, o plantio continua. No PI, restam poucas áreas a serem semeadas no norte do estado. As lavouras apresentam bom desenvolvimento, mas algumas áreas no sudoeste tiveram redução do potencial produtivo devido à falta de chuvas.

Em SC, as lavouras apresentam condições de regulares à boa. As condições climáticas têm
favorecido a ocorrência de doenças. No PA, a irregularidade das chuvas tem afetado o desenvolvimento da cultura em algumas áreas nos polos de Paragominas e Redenção. Nos polos da BR-163 e Redenção, a colheita avança.

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Conab

Site: Conab

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.