O período crítico é a fase em que a condição fisiológica da cultura está intimamente associada à produtividade. É o momento em que a definição dos principais componentes de produtividade da cultura se sobrepõe e, por isso, representa a etapa mais importante do ciclo. Nesse período, a lavoura deve estar exposta às melhores condições de crescimento para maximizar o desempenho das plantas (Cerrudo & Naeve, 2025).

O conhecimento do período crítico das culturas de grãos é fundamental para definir épocas de semeadura com menor risco climático, melhores condições hídricas e menor impacto de estresses bióticos e abióticos sobre a produtividade (Cerrudo & Naeve, 2025).

A maioria das culturas tem o número de grãos por área como o principal componente de produtividade. A soja segue essa mesma lógica, apresentando relação linear positiva entre o número de grãos por metro quadrado (grãos m-2) e produtividade (Figura 1A). Além disso, o número de grãos depende do número de legumes por metro quadrado (legumes m-2), sendo este o componente que mais sofre alterações e mais impacta na produtividade (Figura 1B).

Figura 1. Relação entre o número de grãos por área com a produtividade de lavouras de soja (A) e variabilidade dos principais componentes de produtividade (legumes m-2, grãos por legume e peso de mil grãos) (B).
Fonte: Equipe FieldCrops

A soja apresenta um período crítico relativamente longo quando comparada a outras culturas, como milho e trigo. Esse período inicia-se na definição do número de grãos por área (R3) e se estende até o final do enchimento de grãos (R7) (Figura 2). Embora esse período prolongado traga maior estabilidade à cultura, também representa um desafio, pois exige um intervalo mais extenso de condições ideais para manter a máxima taxa de crescimento das plantas.

Figura 2. Identificação do período crítico da soja. O gradiente de cores representa a sensibilidade da cultura a estresses ao longo do ciclo, indicando o impacto na produtividade. A tonalidade vermelha reflete a maior vulnerabilidade da cultura à perda de produtividade.
Fonte: Equipe FieldCrops

Assim, o sucesso da lavoura de soja depende do ajuste para que o período crítico coincida ao máximo com condições ambientais mais favoráveis, aliado à adoção de práticas de manejo que maximizem as taxas de crescimento e o acúmulo de biomassa durante essa fase.

Referências:

CERRUDO, A.; NAEVE, S. L. Redefining soybean critical period for yield determination. Field Crops Research, v. 321, p. 109662, 22 nov. 2024. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378429024004155 , acesso: 01/12/2025

WINCK, J.E.M et al. Ecofisiologia da soja visando altas produtividades. 3era Edição, 2025.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.