O ano de 2025 encerrou com queda nos preços recebidos pelo produtor rural, segundo o relatório divulgado pela equipe da Assessoria Econômica da Farsul nesta quarta-feira (28/01).
Em dezembro, o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) terminou em leve alta, de 0,20% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, entretanto, o índice teve deflação de 12,83%, com quedas na maioria dos produtos da cesta. O maior destaque foi para o arroz, com deflação de 46,9%, mas o leite (-19%) e o trigo (-17%) também tiveram impacto no resultado.
Do outro lado da balança, o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) se manteve estável na comparação com novembro (com leve alta de 0,04%), um reflexo da alta com custos de fertilizantes. Na análise do ano, pelo contrário, houve deflação de 1,09%, graças ao menor preço dos commodities e a desvalorização de 11% do dólar ao longo do ano, além de menor gasto com tributos.
Nos últimos 12 meses, o IIPR apresentou movimento oposto ao do IPCA Alimentos no acumulado do período. Enquanto os preços recebidos pelos produtores acumularam queda de 12,83%, o preço dos alimentos ao consumidor final teve inflação de 2,95%, evidenciando que a alta nas prateleiras não decorre do produtor, mas do processo inflacionário ao longo da cadeia produtiva como um todo.
Fonte: Farsul




