A colheita de milho da safra 25/26 na Argentina avançou 2,00 p.p. na última semana, atingindo 26,50% da área prevista. Diante desse cenário, os trabalhos seguem 11,62 p.p. atrás do mesmo período da safra passada. O ritmo moderado é atribuído às chuvas recentes registradas no país, além da prioridade dada à colheita da soja em algumas regiões. Ainda assim, as lavouras apresentam um quadro favorável, com 93,60% das áreas classificadas como normais ou excelentes, 13,60 p.p. superior ao do ciclo anterior. Esse resultado tem refletido positivamente nos rendimentos, estimados em 144,83 sc/ha.
No que se refere às áreas tardias, estima-se que 30,00% já se encontrem em fase de maturação fisiológica, enquanto o restante segue em enchimento de grãos. As condições dessas lavouras seguem positivas, com 98,00% classificadas entre normal e excelente. Por fim, com o bom desenvolvimento das áreas no país, a produção estimada cresceu 7,02% ante o relatório anterior, totalizando 61,00 mi de t.
Confira os principais destaques do boletim:
- REDUÇÃO: o preço da saca de milho em Mato Grosso apresentou variação negativa de 2,51% no comparativo semanal, pressionado pela maior oferta no mercado externo.
- QUEDA: o indicador do Cepea apresentou retração no comparativo mensal em 1,65%, refletindo o ritmo lento de comercialização e a menor demanda por milho no mercado interno.
- BAIXA: o valor do dólar compra Ptax apresentou leve retração na última semana em 0,31%, fechando o período em R$ 4,98/US$.
Segundo o USDA, a semeadura de milho nos EUA até o dia 26/04 atingiu 25,00% da área projetada.
No comparativo semanal, o avanço foi de 14,00 p.p. Já em relação ao mesmo período da safra passada, o ritmo está 3,00 p.p. acima. Esse progresso entre semanas é sustentado pelas condições climáticas favoráveis nas regiões que concentram as maiores áreas de produção de milho no país. Entre os dias 20 e 26 de abril, foram observados moderados volumes de chuvas, variando entre 0 e 50 mm.
Os estados com maior área destinada ao milho, como Illinois, Iowa, Missouri e Nebraska, registraram avanços semanais de 16,00 p.p., 20,00 p.p., 17,00 p.p. e 18,00 p.p., respectivamente. Para a próxima semana, a previsão indica altos volumes de precipitação nos EUA, entre 10 a 70 mm, concentrados em estados como Texas, Mississippi, Oklahoma e Alabama.
Assim, as chuvas não devem impactar significativamente as principais regiões produtoras. O avanço da semeadura reforça a expectativa de uma boa oferta no país e assim pressionando os preços do milho.
Fonte: IMEA




