O período foi de predomínio de clima chuvoso em grande parte do Estado do Rio Grande do Sul. A evolução da colheita foi lenta e somente foi realizada em locais pontuais onde as condições de campo permitiram. Resta colher apenas cerca de 2% da área da cultura no RS.
Durante a semana anterior, as plantas ficaram comprometidas em função do longo período com baixa insolação. A colheita das áreas para realização de silagem também não pôde ser realizada, mas espera-se que ocorra a melhoria das condições meteorológicas e os agricultores possam intensificar e encerrar essa atividade nos próximos dias.
Na região das Missões, onde o cultivo do cereal é destinado basicamente para grãos, as atividades estão encerradas. Para o próximo ano, segundo informações obtidas na região, esse cultivo deve perder um pouco de espaço, em decorrência do alto custo de investimento inicial em adubação de base e sementes.
Mercado (saca de 60 quilos)
O preço médio do produto manteve a fase de alta, subindo mais 1,36% nessa semana, no Estado, chegando aos R$ 30,49/sc.; tal fator ameniza a atual situação, mas ainda não chega aos patamares desejados, pois se encontra 20,08% abaixo da cotação do mesmo
período do ano anterior.Fonte: Emater/RS