O principal índice de frete marítimo da bolsa do Báltico subiu para o maior nível desde dezembro de 2013 nesta terça-feira, com a forte demanda para navios capesize que transportam minério de ferro. O índice Báltico, que reflete as taxas para navios que transportam commodities sólidas, avançou 45 pontos, ou 2,1%, para 2.213 pontos, seu nível mais alto em mais de cinco anos e meio.
Já o índice Capesize saltou 91 pontos, ou 2,3%, para4.082 pontos, sua máxima em mais de um mês. “Os capesizes certamente estão impulsionando o mercado e elevando, junto a eles, as taxas de Panamax. Estamos vendo uma forte atividade de fixações nos mercados do Pacífico e do Atlântico”, disse Randy Giveans, vice-presidente de pesquisa do Jefferies. (Reuters).
No mercado internacional os óleos vegetais sofreram recuos nesta terça-feira
Em Rotterdam, o principal porto não-China de demanda de soja e subprodutos, a soja-grão avançou para US$ 360,00 (357,00 do dia anterior) para novembro, o pellets de soja avançou para US$ 360,70 (360,00) t afloat.
Os preços de alguns óleos vegetais, para o primeiro mês cotado: o óleo de canola recuou em Rotterdam para US$ 889,98 (910,69) t, o óleo de linhaça recuou para US$ 765,00 (767,50), o de soja recuou novamente para US$ 774,57 (780,75), o óleo de girassol permaneceu inalterado em US$ 755,00 (755,00), o óleo de palma subiu bem para US$ 567,50 (572,50).
Fonte: T&F Agroeconômica