A fixação biológica (FBN), o Nitrogênio endógeno (presente no solo) e os fertilizantes minerais são as principais fontes de Nitrogênio (N) para a soja. Estudos quantificaram que para produzir 1 tonelada de grãos de soja são necessários 80 kg de N. Portanto, para uma lavoura que produz 3 t de soja ha-1 (50 sc ha-1) são necessários 240 kg de N ha-1, enquanto para outra lavoura que produz 6 t de soja ha-1 (100 sc ha-1) são necessários 480 kg de N ha-1. Nesse sentido, alguns estudos tem sido realizados para definir se existe limitação de N para produtividade de soja, especialmente para aquelas áreas que há 10 anos atrás colhiam 50 sc ha-1 e hoje beiram os 100 sc ha-1.
Em 2017 um estudo conduzido pelo Dr. Cafaro La Menza e seus colaboradores na região da Pampa Argentina e do Corn Belt Americano conseguiu identificar e quantificar a limitação de N sobre a produtividade de soja. Nesse estudo foram avaliadas lavouras com produtividades que variaram de 2,5 t ha-1 (42 sc ha-1) a 6,4 t ha-1 (107 sc ha-1). Em cada lavoura, foram colhidas duas áreas: a primeira sem adição de N (zero-N) e a segunda adicionando N de acordo com a demanda potencial da soja (80kg de N por t de soja produzida – full N). Após a colheita das áreas, as parcelas zero-N foram comparadas com as full-N para definir e quantificar a limitação de N para produtividade de soja.
Figura 1. Produtividade de soja sem adição de nitrogênio (zero-N) versus produtividade de soja com adição de nitrogênio (full-N). OBS: 1 Mg = 1 tonelada ou 1000 kg. (Adaptado de Cafaro La Menza et al. (2017) publicado na revista Field Crops Research. Para mais informações acesse: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378429017307797?via%3Dihub
Dentre os resultados encontrados nesse estudo, foram destacados: 1) a soja full-N produziu 11% a mais que a soja zero-N; b) Não há limitação de N em lavouras com produtividade menor que 2,5 t ha-1 (42 sc ha-1); c) Em lavouras com produtividade média-baixa (3 t ha-1 ou 50 sc ha-1) a diferença entre soja full-N e zero-N foi baixa, enquanto que em lavouras com produtividade alta (6 t ha-1 ou 100 sc ha-1) a soja full-N produziu 0,9 t ha-1 ou 15 sc ha-1 a mais que a soja zero-N. Em outras palavras, a medida que aumenta o potencial produtivo da lavoura, aumenta a limitação da produtividade pelo N.
Concluindo, através do estudo de La Menza é possível afirmar que o N é um fator que limita a produtividade de soja, principalmente em ambientes de alto potencial produtivo. Apesar disso, ainda não existem indicações de manejo economicamente viáveis para suprir essa demanda, mas muitas práticas de manejo vêm sendo testadas em diferentes ambientes de cultivo. Logo, novos resultados sobre esse assunto serão divulgados. Fique ligado.
Redação: Michel Rocha da Silva – Equipe Mais Soja
Preciso saber a porcentagem desse nitrogênio, tanto aplicação no plantio como de cobertura qual faixa ideal?