O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel, traçou um panorama para o futuro do algodão brasileiro durante sua participação na 15ª Parecis SuperAgro, em Campo Novo do Parecis (MT). O evento, que reuniu autoridades, produtores rurais e especialistas no dia 10 de abril, serviu como plataforma para discutir os desafios e oportunidades do agronegócio brasileiro.

Schenkel, ao lado de Milton Garbugio, conselheiro da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e Coperfibra, e Décio Tocantins, diretor executivo da Ampa, abordou as perspectivas para a pluma nacional e apresentou as ações da Abrapa para fortalecer a competitividade do produto no mercado global. A entidade concentra seus esforços em quatro pilares: promoção, qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade.

O algodão brasileiro é referência em sustentabilidade e qualidade, o que nos permite ampliar nossa representatividade no mercado internacional de forma responsável. A rastreabilidade dos fardos de algodão e o compromisso dos produtores com a agricultura regenerativa colocam a pluma nacional em posição de destaque no mercado global”, afirmou Schenkel.

A safra 2023/2024 deve alcançar 3,5 milhões de toneladas de algodão beneficiado (pluma), um aumento de 7,7% em relação ao ciclo anterior. Esse crescimento é impulsionado por um aumento de 15,4% na área plantada, que deve chegar a 1,93 milhão de hectares.

Apesar do cenário promissor, Schenkel alertou para os desafios que o setor enfrenta: “O consumo global têxtil cresce todos os anos, baseado em fibras sintéticas“. Para superar esses desafios, a Abrapa investe em ações, como melhorias no Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro (PQAB) e a reformulação do Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), além de intensificar o movimento Sou de Algodão, que conscientiza o público sobre o consumo responsável da fibra natural, e o Cotton Brazil, que promove o algodão brasileiro no mercado internacional.

A 15ª Parecis SuperAgro, considerada uma das principais feiras de tecnologia e negócios em agropecuária da região Noroeste de Mato Grosso, termina no dia 12 de abril.

Fonte: ABRAPA



 

FONTE

Autor:ABRAPA

Site: Abrapa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.