Os micronutrientes essenciais, como boro (B), cobre (Cu), manganês (Mn), molibdênio (Mo), cobalto (Co) e zinco (Zn), são absorvidos em pequenas quantidades pelas plantas, quando comparados aos macronutrientes. No entanto, quando os teores presentes no solo são insuficientes para manter a demanda das plantas, há uma drástica redução na atividade fisiológica vegetal, impactando diretamente na produtividade da cultura.

Nos últimos anos, a utilização de micronutrientes na adubação de grandes culturas vem ganhando destaque na agricultura brasileira. Isso ocorre principalmente devido ao aumento da produtividade das culturas e consequente aumento da remoção de diversos nutrientes do solo, ao aparecimento de deficiências induzidas em razão do aumento das doses utilizadas e da incorreta incorporação de calcário ao solo e ao aprimoramento da análise de solo e foliar, com melhoria na eficiência da diagnose de micronutrientes.


Veja também: Absorção de macronutrientes na soja ao longo do desenvolvimento da cultura


Mas e ao longo do ciclo, quando se dá o maior acúmulo desses nutrientes na planta de soja?

Em trabalho divulgado pela Embrapa Soja, realizado pelos autores Oliveira Junior, A. De; Castro, C. De; Pereira, L. R. e Domingos, C. Da S., em 2016, avaliou-se a marcha de absorção dos nutrientes na cultura da soja para cada um dos nutrientes.

Os resultados podem ser observados nas figuras a seguir.

Fonte: Embrapa Soja.
Fonte: Embrapa Soja.
Fonte: Embrapa Soja.

 

Fonte: Embrapa Soja.

Para acessar o conteúdo completo, clique aqui.

Elaboração: Equipe Mais Soja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.