Resumo

A buva (Conyza spp.) é uma importante planta daninha amplamente distribuída pelo mundo e principalmente após a identificação de biótipos apresentando resistência a herbicidas intensificaram-se as buscas de estratégias para seu controle.


Autores deste trabalho: Luisa Carolina Baccin¹, Alfredo Júnior Paiola Albrecht², Lucas da Silva Araújo¹, André Felipe Moreira Silva¹, Lucas Andrade Porto Campos¹, Ricardo Victoria Filho¹


Objetivou-se testar a ação de reguladores de crescimento vegetal sobre o desenvolvimento de biótipos de Conyza spp.

Três experimentos foram conduzidos em casa de vegetação no Departamento de Produção Vegetal da ESALQ/USP. O primeiro, utilizando regulador de crescimento Cloreto de Mepiquate nas doses: 0, 100, 200, 400 e 800 g i.a/ha.

Outro experimento utilizou trinexapaque-etílico nas doses: 0, 300, 600, 1.200 e 2.400 g i.a./ha. Por fim, o terceiro experimento foi conduzido utilizando etefom nas doses: 0, 1.440, 2.880, 5.760 e 11.520 g i.a./ha.

Foi utilizado delineamento inteiramente casualizado e 4 repetições. A aplicação realizada quando os biótipos apresentavam 4 pares de folhas desenvolvidas.

Foi atribuída uma nota de controle visual aos 3, 7, 14, 21 e 28 dias após a aplicação e coleta da matéria seca da parte aérea na última avaliação.

Os dados foram submetidos à análise de variância e quando significativo aplicada a análise de regressão para as doses.

Não foram observados sintomas de injúria nos biótipos tratados com cloreto de mepiquate e trinexapaque etílico e não houve diferença entre as doses para acúmulo de matéria seca das plantas em ambos experimentos.

O controle dos biótipos de buva submetidos a aplicação de etefom teve aumento linear com o aumento da dose do produto aos 28 DAA, tendo um controle máximo de 70,6% na dose de 11.520 g i.a./ha.

Para acúmulo de matéria seca foi observada redução linear com o aumento da dose do produto, com redução de 55% de matéria seca na maior dose utilizada.

Conclusão: Pode-se afirmar que o regulador de crescimento vegetal a base de etileno (etefom) apresenta efeito de controle similar a produtos de contato e que sua aplicação na maior dose testada apresentou redução no acúmulo de massa seca.

Palavras-chave: regulador de crescimento, buva, resistência, controle.

Sobre os autores: ¹Universidade de São Paulo – USP, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ, Piracicaba, SP,  luisabaccin@usp.br; ²Universidade Federal do Paraná – UFPR, Setor Palotina, Palotina, PR.

O trabalho foi publicado nos Anais do Congresso Brasileiro de Fitossanidade, para acessar, clique aqui. 



Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.