Acordo foi assinado hoje (22.02.22) e irá permitir a exportação de grãos Ucranianos e fertilizantes pelo Mar Negro.
O plano, chamado de “Iniciativa do Mar Negro”, abrirá caminho para volumes significativos de exportações comerciais de alimentos de três portos ucranianos no Mar Negro: Odessa, Chernomorsk e Yuzhni.
O acordo é importante para suprir a demanda de alimentos, já que possibilitaria e exportação de aproximadamente 5.0 milhões de toneladas de alimentos por mês e também libera espaço para a armazenagem da nova safra Ucraniana.
Um centro de controle em Istambul entrará em funcionamento já amanha, dia 23, com funcionários de Turquia, Rússia, Ucrânia e da ONU administrando e coordenando as exportações de grãos e garantindo que não haverá o transporte de armas.
“Todas as inspeções dos navios de transporte serão efetuadas por grupos conjuntos em águas turcas em caso de necessidade”.
A Ucrânia é um dos maiores exportadores mundiais de trigo, milho e óleo de girassol, mas a invasão russa do país interromperam as exportações de grãos do país via marítima. Este bloqueio, alavancou as cotações de cereais, como o trigo, ao redor do mundo. Cerca de 22 milhões de toneladas de trigo e outros alimentos que estavam bloqueados agora poderão ser exportados, o que representa um alivio na crise alimentar global, ampliada nos países mais pobres.