Dados do levantamento BIP – Business Inteligence Panel Safra 2019-20, divulgado pela consultoria Spark Inteligência Estratégica, colocam a australo-americana AgBiTech na liderança do mercado de inseticidas biológicos para lagartas do algodão. Conforme a Spark, a AgBiTech cresceu 608% entre os ciclos 2018-19 e 2019-20 da cultura. Nesse período, a companhia, especialista em produtos à base de baculovírus, elevou seu market share de 13% para 46% do segmento de biolagarticidas para a pluma.
Segundo o BIP-Spark, o mercado total de inseticidas para controle de lagartas do algodão, abrangendo químicos, caiu 7% na safra 2019-20, para aproximadamente US$ 144 milhões. Já o segmento específico de bioinseticidas mais do que dobrou sua importância econômica. A área tratada com estes produtos atingiu 514 mil de hectares da pluma, alta de 103% ante o ciclo 2018-19. A movimentação em vendas, de US$ 5,3 milhões, subiu 102% e correspondeu a 3,7% do mercado total.
Ainda conforme o estudo, os lagarticidas biológicos para o algodão foram aplicados em 66 mil hectares na safra 2017-18, tendo movimentado, então, US$ 1,1 milhão. No ciclo seguinte (2018-19), destaca a consultoria, os mesmos produtos registraram vendas totais de US$ 2,6 milhões (+147%) e cobriram uma área de 252 mil de hectares da pluma (+281%).
“São números extraordinários, que reforçam tendência de crescimento contínuo na adoção das práticas de manejo biológico de lagartas. Ao mesmo tempo, os dados consolidam expectativa de rápida integração dos bioinseticidas ao manejo do produtor de algodão no controle dessas pragas”, assinala Murilo Moreira, diretor de marketing da AgBiTech.
O levantamento 2019-20 da Spark mostrou também que, em área tratada, houve aumento de 80% na adesão de produtores aos lagarticidas biológicos no algodão, um salto de 7% para 12% da amostra ante a pesquisa anterior (2018-19). Já a média de tratamentos da pluma com os biolagarticidas cresceu de 2,2 para 2,5, ou 14%, entre os mesmos períodos.
Spodoptera – A AgBiTech atribui seu desempenho no mercado de lagartas do algodão aos diferenciais do “produto-estrela” da companhia mais aplicado na cultura. Comercializado no Brasil com a marca Cartugen®, formulado à base de baculovírus, esse bioinseticida, segundo a empresa, atingiu 44% de market share duas safras depois de lançado.
De acordo com a AgBiTech, o bioinseticida apresenta resultados consistentes no controle da lagarta Spodoptera frugiperda, considerada uma das pragas de mais difícil manejo no algodoeiro. Murilo Moreira observa que estudos recentes, feitos com a participação de pesquisadores brasileiros, mostraram que o controle da praga com Cartugen® rendeu, em média, 13 estruturas reprodutivas a mais por metro linear de algodão, frente ao manejo padrão.
O controle da Spodoptera frugiperda, conhecida como lagarta-do-cartucho, demanda, no Brasil, custos da ordem de US$ 600 milhões por safra da pluma, de acordo com informações de órgãos de pesquisas.
“No algodão, o impacto negativo da ação de lagartas é mais agressivo, pois ocorre diretamente na maçã da planta, com grave dano à produção. O avanço de Cartugen® nessa cultura se deve, sobretudo, à ação protetiva que o produto transfere às estruturas reprodutivas da pluma”, finaliza Moreira.
Desde 2002, a AgBiTech fornece produtos consistentes, de alta tecnologia, que ajudam a tornar a agricultura mais rentável e sustentável. A empresa combina experiência a campo com inovação científica. Trabalha com agricultores, consultores e pesquisadores e desenvolve soluções altamente eficazes para manejo de pragas agrícolas. Controlada pelo fundo de Private Equity Paine Schwartz Partners (PSP), a AgBiTech fabrica toda a sua linha de produtos na mais moderna unidade produtora de baculovírus do mundo, em Dallas (Texas, EUA).
Fonte: Assessoria de imprensa AgBiTech