A uniformidade do estande é um fator determinante para o bom desenvolvimento da lavoura e está diretamente relacionada à produtividade final da cultura. Nesse contexto, o uso de sementes de qualidade é fundamental para a obtenção de altas produtividades, visto que o uso de sementes com baixa qualidade fisiológica, genética, física e sanitária podem limitar o potencial produtivo da lavoura, além de prejudicar o desenvolvimento inicial da cultura.
Com foco em oferecer soluções inteligentes e rentáveis ao produtor rural, a Syngenta anuncia sua nova estratégia de acesso ao mercado brasileiro com a Golden Harvest® sua marca de licenciamento de sementes de soja. Como grande parte da produção é realizada por multiplicadores regionais, a disseminação de inovações torna-se estratégica para ampliar a adoção de tecnologias que impulsionem a produtividade no campo, garantindo que os avanços genéticos e tecnológicos sejam efetivamente incorporados às sementes multiplicadas.
Durante o evento Agora é Golden, Carlos Hentschke (Presidente da Syngenta Seeds Brasil) e Frederico Barreto (Commercial Head da Syngenta) destacaram que a empresa vem adotando uma estratégia global voltada para a expansão e fortalecimento do mercado de sementes de soja. Essa iniciativa tem como foco a marca Golden Harvest®, com investimentos expressivos em pesquisa e desenvolvimento, visando oferecer ao produtor sementes de alta qualidade, desempenho superior e maior segurança produtiva.

A partir da safra 2025/2026, além dos tradicionais representantes de licenciamento e parceiros multiplicadores e distribuidores, o time ganha um reforço na geração de demanda com franqueados da marca de sementes de milho NK. Nos últimos dois anos, a Golden Harvest® lançou sete novas cultivares no mercado brasileiro, adaptadas às condições regionais e as diferentes necessidades dos agricultores: 2463I2X, 2459I2X, 2564I2X, 2566I2X, com foco na região Sul e 2473I2X, 2571I2X e 2581I2X com foco nas regiões Centro Oeste e Norte. Os lançamentos fazem parte dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento da empresa, que anualmente investe globalmente cerca de US$ 2 bilhões no segmento (Syngenta, 2025).
Atualmente, a rede de multiplicação de sementes da Syngenta é composta por 68 multiplicadores. Com os investimentos realizados e a ampliação da capacidade de multiplicação, além da crescente adesão à marca e às tecnologias associadas, observa-se uma tendência de consolidação da Golden Harvest® no mercado.
Esse movimento é impulsionado por um novo modelo comercial, que não apenas potencializa a produção e a distribuição de sementes licenciadas, mas também fortalece a construção de uma relação de confiança, pautada em qualidade e rentabilidade, tanto para os produtores quanto para os multiplicadores de sementes.

Redação: Maurício Siqueira dos Santo | Equipe Mais Soja com informações da assessoria de imprensa