Impulsionado pela entrada da safra de grãos de verão, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul neste primeiro semestre do ano registrou um aumento de 3,9%. Anunciado como o maior dos últimos seis anos, o PIB do RS nos primeiros seis meses de 2019 foi fortemente influenciado pelos desempenhos da agropecuária (9,2%), da indústria (6,4%) e dos serviços (1,6%).
O anúncio foi feito na segunda-feira (14/10) pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), do Governo do Estado, e demonstra a nós, dirigentes, um processo de recuperação da economia gaúcha.
No caso da agropecuária, o setor que mais cresceu em comparação com o mesmo período no ano passado, avaliamos que a Assistência Técnica prestada pela Emater/RS-Ascar tem papel fundamental para esse incremento do PIB, em especial pela produção de milho e soja, importantes culturas em nosso Estado e que movimentam setores como o industrial e de serviços.
As duas culturas somadas alcançaram uma produção de 24,23 milhões de toneladas na safra 2018/2019. O estudo da Seplag confirma ainda que a nossa agropecuária é muito mais ligada à indústria e aos serviços do que a média nacional. Isso faz com que o agronegócio corresponda a 40% do PIB gaúcho, enquanto que o do país é 23%. O agronegócio gaúcho se relaciona fortemente com o setor metalmecânico, em especial pela compra e venda de tratores, equipamentos e caminhões para escoar produção e colheita.
Mesmo com a tendência de que as taxas da economia se arrefeçam a partir do terceiro trimestre deste ano, a colheita da safra de inverno que está iniciando com boas produtividades, as projeções de uma boa safra de verão para o próximo ano e o crescimento do setor de carnes nos mantêm otimistas que esse crescimento do PIB gaúcho permanecerá, nos motivando ainda mais, enquanto extensionistas, de que nossa vocação de promover o desenvolvimento rural sustentável do RS de fato gera renda e progresso para o Estado.
Estamos convictos de que a Emater/RS-Ascar é essencial para o aumento da produção no RS, fortalecendo a economia e a competividade através do acesso ao crédito, com orientação técnica qualificada e comprometida com a redução dos custos de produção, o uso racional dos recursos e insumos e com a melhoria da qualidade de vida de todos os gaúchos.
Reforçamos, no nosso trabalho, o slogan do Governo do Estado, cada dia mais real e motivador para esse crescimento: Sirvam nossas façanhas de modelo para o país. Parabéns agropecuária gaúcha! Parabéns Emater/RS-Ascar por fazer parte dessa história!
Por Geraldo Sandri- Presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar
Fonte: Emater/RS