Ainda sem poder definir a ocorrência do La Niña para a presente safra, o que se tem observado até então, é que a maioria dos modelos climatológicos têm apontado um cenário de incertezas, variando entre a ocorrência do La Niña e de Neutralidade (figura 1).
Figura 1. Previsão de Modelos ENSO de outubro de 2024.
Mesmo sem poder definir a ocorrência do La Niña, com base nos prognósticos climáticos, mesmo que o La Niña ocorra (figura 2), o esperado que é esse fenômeno apresente baixa intensidade. Para o Sul do Brasil, a ocorrência do La Niña altera o volume de chuvas, reduzindo as precipitações nessas regiões, o que acaba prejudicando o desenvolvimento das culturas de verão. Nesse sentido, uma condição de Neutralidade tende a ser mais favorável à região Sul, para o cultivo de culturas de verão.
Figura 2. Probabilidade de ocorrência de fenômenos ENSO.
Com relação a previsão de chuvas para os meses de Novembro, Dezembro e Janeiro, os prognósticos climáticos indicam a ocorrência de chuvas dentro da média para o mês de Novembro, com algumas regiões registrando chuvas acima da média histórica para o mês. Já para Dezembro, há uma tendência da ocorrência de chuvas ligeiramente abaixo de média para a maioria das regiões do Rio Grande do Sul.
Para Janeiro, as previsões são mais incertas, entretanto, caso as condições climáticas se mantenham, o esperado é que haja pouca variação no volume de chuvas, com chuvas em algumas regiões, ligeiramente abaixo da média, e outros ligeiramente acima.
Confira abaixo as atualizações climáticas trazidas por Bárbara Sentelhas em mais um ClimaCast RTC.
Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!
Referências:
IRI. ENSO FORECAST, OCTOBER 2024 QUICK LOOK. Columbia Climate School International Research institute For Climate and Society, 2024. Disponível em: < https://iri.columbia.edu/our-expertise/climate/forecasts/enso/current/ >, acesso em: 28/10/2024.