Já vimos nos textos e vídeos anteriores que, as plantas daninhas interferem direta e indiretamente nas plantas cultivadas. O vídeo de hoje mostra para você como acontece a interferência direta por meio da alelopatia. As plantas, produzem diversos compostos alelopáticos, conhecidos por aleloquímicos.

Os aleloquímicos podem ser encontrados em todas as partes das plantas. O conhecimento sobre alelopatia na agricultura tem grande importância quando vamos realizar a rotação de culturas, consórcio de culturas ou palha no sistema de plantio direto. 

Alguns compostos podem atuar inibindo a germinação das sementes de outras espécies, ou atrapalhando o crescimento e desenvolvimento da cultura. A decomposição da palha, também pode liberar compostos alelopáticos que estavam presentes na planta. Assim, a palha além de ser uma barreira física para a germinação das sementes de algumas espécies, também reduz a incidência de radiação solar que chega ao solo, além de poder liberar compostos alelopáticos prejudiciais a outra planta.

Por isso, fizemos um vídeo que mostra alguns pontos importantes da alelopatia na agricultura.

Gostou do vídeo? Tem mais dicas sobre alelopatia na agricultura? Adoraria ver o seu comentário abaixo!

Sobre a Autora: Ana Ligia Giraldeli. Sou Engenheira Agrônoma formada na UFSCar. Mestra em Agricultura e Ambiente (UFSCar), Doutora em Fitotecnia (USP/ESALQ) e especialista em Agronegócios. Atualmente sou professora da UNIFEOB.

 



 

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.