Foto de capa: Mauricio Meyer.

Desde a safra 2019/20, o apodrecimento de grãos e vagens no estádio final de formação em lavouras de soja vem sendo observadas em algumas regiões brasileiras (Embrapa, 2022). Embora não haja consenso entre as causas de ocorrência do presente fenômeno, existem relatos de que o fenômeno de abertura prematura e apodrecimento de vagens está associado à ocorrência de Macrophomina phaseolina e à compactação do solo, ocasionando limitado crescimento radicular (FleckTura et al., 2022), sobretudo, não é cientificamente comprovado.

Figura 1. Planta de soja com a presença de vagem aberta, em Alegrete/RS.

Foto: José Eduardo MinussiWinck

Segundo FleckTura et al. (2022), outra hipótese levantada, é que a ocorrência de altas temperaturas durante o ciclo da cultura pode ser um fator predisponentes para a ocorrência do fenômeno, especialmente quando atinge o período reprodutivo da cultura, em especial no enchimento de grãos.

Em Comunicado, a Embrapa Soja destaca que em visitas realizadas nas lavouras da região do médio-Norte de Mato Grosso, observou-se diferença entre as cultivares de soja quanto à intensidade de apodrecimento de grãos e vagens, identificando-se algumas cultivares sem o problema ou com menor incidência, o que abre espaços para questionamentos frente a sensibilidade ou não do material genético ao apodrecimento dos grãos.



Embora o apodrecimento dos grãos possa ocorre em toda a planta, é observado com maior intensidade nos terços médio e inferior e se inicia na fase final de enchimento de grãos, próximo à maturação fisiológica. Pesquisadores tem observado que a aplicação de fungicidas em alguns casso ameniza, mas não resolve o problema, visto que o apodrecimento dos grãos tem sido observado em plantas com boa sanidade e que receberam aplicações regulares de fungicidas nas safras passadas.

O impacto da temperatura sobre o fenômeno também vem sendo estudado, uma vez que análises demonstraram que parte dos grãos afetados apresentavam elevados índices de enrugamento, resultantes da exposição das plantas às condições de elevadas temperaturas (acima de 30 ºC) durante a fase de enchimento de grãos (Embrapa, 2022).

Estima-se que os danos do apodrecimento dos grãos sejam de aproximadamente 40% em função depreciação dos grãos afetados. Ainda que não haja consenso da possível causa desse fenômeno, estudos vem sendo desenvolvimentos, mediante acompanhamento das áreas afetadas.

Confira o vídeo abaixo.


Inscreva-se agora no canal Soja Radar da Tecnologia clicando aqui!



Referências:

EMBRAPA. COMUNICADO SOBRE APODRECIMENTO DE GRÃOS E VAGENS DE SOJA NA SAFRA 2021/2022 NA REGIÃO DO MÉDIO-NORTE DE MATO GROSSO. Embrapa News, 2022. Disponível em: < https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/67893519/comunicado-sobre-apodrecimento-de-graos-e-vagens-de-soja-na-safra-20212022-na-regiao-do-medio-norte-de-mato-grosso >, acesso em: 15/12/2022.

EMBRAPA. Comunicado sobre apodrecimento de grãos e vagens de soja na safra 2021/2022 na região do médio-norte de Mato Grosso. Embrapa, 2022. Disponível em: < https://www.embrapa.br/documents/1355202/1529289/Comunicado+apodrecimento+graos+e+vagens+01-2022.pdf/c6bbd040-c651-aec8-618d-f004a5b05ac5 >, acesso em: 15/12/2022.

FLECKTURA, E. et al. ABERTURA DE VAGENS E APODRECIMENTO DE GRÃOS DE SOJA, AGORA NO RIO GRANDE DO SUL? Mais Soja, 2022. Disponível em: < https://maissoja.com.br/abertura-de-vagens-e-apodrecimento-de-graos-de-soja-agora-no-rio-grande-do-sul/ >, acesso em: 15/12/2022.

 

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.