A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e suas 16 associadas estaduais vêm a público manifestar apoio à aprovação do Projeto de Lei 230/2025 que propõe a securitização das dívidas rurais dos produtores gaúchos e de outros estados atingidos por eventos climáticos extremos nos últimos anos.Liberação emergencial de defensivo tem precedente no Brasil

A securitização proposta pelo senador Luís Carlos Heinze (PP/RS), autor do projeto, é uma medida emergencial e estruturante que busca restaurar a capacidade produtiva e financeira dos produtores e permitir o prolongamento das parcelas de financiamento.

O projeto de lei já foi aprovado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado e aguarda deliberação na Comissão de Assuntos Econômicos.

Restaurar a capacidade produtiva dessas famílias, a maioria de pequeno e médio porte, é uma medida urgente e necessária para permitir que os produtores possam honrar com seus compromissos, pagar fornecedores e continuar mantendo empregos no campo, na indústria, comércio e serviços.

Os três anos de severa estiagem seguidos pela maior enchente dos últimos 80 anos no estado foram um duro golpe na produção agrícola do Rio Grande do Sul com efeitos em toda a economia gaúcha.

Por isso, a Aprosoja Brasil faz um apelo para que Senado Federal aprove com máxima urgência o Projeto de Lei 230/2025 e sua tramitação seja acelerada junto à Câmara dos Deputados. Também, que o Governo Federal sancione sem vetos e construa junto com Poder Legislativo esta medida para permitir aos produtores rurais continuarem produzindo alimentos e gerando desenvolvimento em suas regiões.

Aprosoja Brasil

FONTE

Autor:Aprosoja Brasil

Site: Aprosoja Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.