Em missão internacional a países asiáticos junto com o Ministério da Agricultura, o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz, traz boas notícias para os produtores brasileiros. Apesar do preocupante surto de febre suína africana que vem atingindo a China, as exportações de soja e milho para aquele país seguem tendência de alta. Além disso, Vietnã e Indonésia também devem se consolidar como importantes importadores de soja e milho daqui.
“Tivermos encontros em Xangai, onde ouvimos explicações sobre os impactos da peste suína. Depois estivemos em Pequim discutindo questões ligadas aos defensivos agrícolas. No Vietnã e na Indonésia vimos que há grandes oportunidades para os grãos do Brasil”, relatou Bartolomeu, que viaja há mais de uma semana na comitiva da ministra Tereza Cristina. O grupo é formado por empresários, representantes de várias cadeias produtivas do agronegócio e cerca de 15 parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), incluindo seu presidente, o deputado federal Alceu Moreira (RS).
O objetivo desta missão foi abrir mercados aos produtos agropecuários brasileiros no continente asiático. De olho num mercado consumidor formado por quase 1,8 bilhão de pessoas, a comitiva manteve reuniões com empresários e governos locais em Xangai e Pequim (China), e em Hanoi (Vietnã) e Jacarta (Indonésia).
O presidente da Aprosoja-GO, Adriano Barzotto, avalia como bastante positiva o fortalecimento e a busca por novos parceiros comerciais. “Em um país como o nosso que tem tanto produto para vender não é normal ter a política externa que vinha sendo conduzida, de esperar o comprador vir buscar o que ele queria e na hora que ele queria”, pontuou Adriano.
Ele parabeniza a postura do ministério de convidar as entidades do setor para participarem da comitiva. “O caminho está bem delineado. A principal mensagem que essa missão transmite é a de que realmente se sairmos para vender os produtos (soja, milho, carne, etc) que temos aqui, nós vamos conseguir negócios muito melhores e mais favoráveis para o País”, ressalta o presidente da Aprosoja-GO.
Diretor Administrativo da Aprosoja-MT, Lucas Beber acompanhou a missão e faz um bom balanço. “O Ministério está muito empenhado em abrir o mercado asiático para as carnes e grãos do Brasil. A gente fecha esta viagem dizendo que o saldo foi muito positivo. Temos muito a ganhar com estas parcerias na Ásia”, salientou.
* Fonte: Aprosoja-GO, com informações da Aprosoja Brasil