A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) realiza, no próximo dia 15 de setembro, o Fórum de Crédito e Endividamento Rural – Causas, efeitos e alternativas para superar a crise no campo, a partir das 8h, no Hotel Gran Odara, em Cuiabá. O evento é gratuito e aberto a produtores rurais, representantes do agronegócio e sociedade em geral. O objetivo é debater as causas, impactos e perspectivas do endividamento rural, além de construir soluções práticas que ajudem a superar os desafios enfrentados pelo setor produtivo.

A programação contará com palestras de especialistas renomados, bem como o advogado de direito agrofinanceiro, Lutero Paiva; o Sócio-diretor da MacroSector Consultores, Fábio Silveira; o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador dr. Mário Kono; o Chefe Adjunto de Unidade do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle das Operações de Crédito Rural e do Proagro (Derop), João Ferrari Neto; e o CEO da empresa Lucro Rural, Ângelo Ozelame, que irão apresentar caminhos para que o produtor possa seguir nesse momento crítico, e que reflete em toda a cadeia produtiva.

Segundo o presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, o Fórum Crédito e Endividamento Rural acontece em um momento crucial para os produtores rurais de Mato Grosso, diante das dificuldades enfrentadas pelo agronegócio mato-grossense.

“Nós sabemos que o nosso setor passa por dificuldades em todo o país pela queda do preço das commodities nos últimos anos e Mato Grosso é o Estado que nos últimos dez anos mais aumentou a área de agricultura e isso demandou muito investimento. Hoje os produtores estão tendo dificuldade, principalmente aqueles que investiram nos últimos anos em abertura de novas áreas para conseguir permanecer na atividade, sem ter uma renegociação adequada e que seja de fato justa para ambos os lados”, afirmou.

O presidente reforçou ainda que a expectativa da entidade é auxiliar os produtores na busca por soluções práticas e viáveis. “Nós teremos vários especialistas para discutir o tema, dentre eles advogados, técnicos que trabalham no setor, focados nesse assunto e que vão trazer soluções, estratégias e também dicas de como minimizar impactos. Além disso, teremos instituições financeiras participando para debater com os produtores e também apresentar opções para que cada vez mais nós consigamos mediar de uma maneira mais assertiva”, destacou.

Para o diretor administrativo e coordenador da Comissão de Política Agrícola da Aprosoja MT, Diego Bertuol, a expectativa é reunir um público expressivo e garantir que as discussões resultem em medidas práticas.

“O Fórum de Crédito e Endividamento Rural surgiu da necessidade de abrir um espaço de diálogo entre produtores, autoridades, cooperativas, bancos privados e toda a sociedade nesse momento de crise que o agro e a economia brasileira passam. A nossa expectativa é reunir um público amplo para que possamos transformar as discussões em propostas concretas e caminhos práticos que ajudem a enfrentar o momento de dificuldades do campo e a construir soluções para o futuro”, ressaltou.

Diego Bertuol destacou ainda que o evento será uma oportunidade única para esclarecer dúvidas e ampliar conhecimentos sobre o tema. “Quero convidar todos os produtores, lideranças e a sociedade em geral para participarem conosco do Fórum de Crédito e Endividamento Rural. É um momento importante para trocarmos experiência, buscarmos alternativas e dar andamento em soluções que não chegam ao êxito devido à falta de uma mediação assertiva e mostrarmos a força da nossa união. Sua presença fará a diferença para nós”, finalizou.

A Aprosoja MT reforça o convite a todos os produtores e interessados em compreender melhor o cenário do crédito e endividamento rural para participar deste importante espaço de debate, informação e construção coletiva de soluções.

Fonte: Marina Cintra/Aprosoja MT



 

FONTE

Autor:Marina Cintra/Aprosoja MT

Site: Aprosoja MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.