A área estimada com canola nesta safra é de 32,7 mil hectares, com rendimento médio de 1.258 quilos por hectare.
Na regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa (com 34,2% da área do Estado), que engloba os Coredes Missões e Fronteira Noroeste com 11,8 mil hectares, 46% se encontram em desenvolvimento vegetativo, 47% em floração e 7% em início de formação do grão.
Nesta última semana, os produtores intensificaram a aplicação de fungicidas. No geral as lavouras apresentam bom aspecto de dossel e floração, favorecidos pelos dias de sol. Na próxima semana, os dias ensolarados e frios previstos devem diminuir o ataque de doenças
e pragas que têm prejudicado o desenvolvimento da cultura em algumas lavouras nas últimas semanas.
O preço da canola está relacionado ao preço da soja, e na semana girou em torno de R$ 70,80/sc. de 60 quilos.
Na regional de Ijuí (com 22,3% da área do Estado) que engloba os Coredes Alto Jacuí, Celeiro e Noroeste Colonial, a cultura teve bom desenvolvimento vegetativo, com boa emissão de botões florais e baixa incidência de doenças. Apresentou uma evolução rápida para o estádio reprodutivo, com baixa incidência de lagartas até o momento.
O preço médio regional nas praças ficou em R$ 64,80/sc. de 60 quilos. Na regional de Santa Maria (com 16% da área do Estado), que engloba os Coredes Central, Jacuí Centro e Vale do Jaguari, o plantio foi encerrado e ocupa 1.500 hectares em Tupanciretã, 800 hectares em Júlio de Castilhos e 700 hectares em Santiago.
Fonte: Emater/RS