O relatório desta quinta-feira da BCBA registra que o plantio de trigo em nível nacional está completo, assinalando um avanço anual de 1,3 pontos percentuais, após pouco mais de 55.000 hectares foram efetivados durante os últimos sete dias.

Estima-se que a área de cultivo atingiu 6,6 milhões hectares, refletindo uma expansão anual de 6,5% e posicionando-se como a segunda maior área implantada nos últimos 20 anos. Embora alguns lotes isolados permaneçam para ser incorporados em setores de Buenos Aires, a área restante não é significativa e esta permite que o plantio seja dado como terminado.

Exceto na região NEA, onde um grande número de produtores não conseguiu finalizar seus planos de plantio devido aos excessos de água que ainda afetam a região, hoje o restante das áreas em estudo registrou uma incorporação fluida de lotes graças às condições meteorológicas favoráveis e à umidade apropriada disponível durante a janela de plantio.

Da área total implantada, apenas uma pequena proporção de lotes está na região de NOA. Há também alguns poucos lotes que já estão perfilhando, localizadas principalmente acima do Norte e centro da região agrícola, uma vez que a maior parte da área plantada é perfilhamento ou ainda estão em estágios de diferenciação foliar.



Além disso, mais de 95% da área para o cereal de inverno ainda mantém um suprimento de água entre adequado para o ideal, um fator que permite sustentar uma condição crescente entre normal a excelente em quase toda a área implantada. As estimativas de potencial produtivo de trigo para 2019/20 da Argentina variam entre 22 MT (BCR) e 21 MT.

Fonte: T&F Agroeconômica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.