Com a assinatura de Javier Preciado Patiño, subsecretário de Mercados do Ministério da Agricultura da Nação, o governo suspendeu o registro das exportações de óleo e farelo de soja temporariamente. A intenção é aumentar a alíquota de imposto (chamado por lá de retenciones) que incide nas duas commodities. A suspensão do registro geralmente é realizada até que a alíquota seja efetivamente aumentada, para que as exportações não registrem negócios com menor nível de impostos.

Supostamente é para transferir do agricultor para o governo a alta nos preços. O objetivo seria equalizar o nível de retenciones em relação à soja e eliminar o diferencial tarifário existente em relação aos subprodutos. Farelo e óleo subiriam para 33% contra os atuais 31%, não ficou claro até quando as exportações serão interrompidas e tampouco quando que a nova alíquota entraria em vigor, o anúncio foi feito hoje sem mais detalhes, o mercado ficará no aguardo de mais notícias amanhã.

A Argentina é o maior exportador de farelo e de óleo de soja do mundo (porque não tem o mesmo nível de consumo interno destes produtos, como o Brasil tem). Com isto, os preços do óleo dispararam em Chicago nesta segunda-feira.

Fonte: T&F Agroeconômica



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.