No RS, apesar da baixa umidade e alta radiação solar terem favorecido a sanidade das lavouras, a estiagem e altas temperaturas nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha e região Central reduziram os níveis dos reservatórios de água, prejudicando o manejo adequado para a irrigação.
Em SC, as lavouras encontram-se em bom estado fitossanitário e as áreas na fase reprodutiva têm sido favorecidas pela alta radiação solar, apesar da ocorrência de baixas temperaturas em algumas áreas.
No TO, as áreas em produção estão em diversos estágios fenológicos, em sua maioria já em enchimento de grãos. No MA, a semeadura do arroz sequeiro teve avanço significativo, devido à regularidade das chuvas, enquanto as irrigadas praticamente finalizaram a colheita. Em GO, a colheita avança em São Miguel do Araguaia, com boas produtividades e qualidade de grãos. Em MT, as áreas de sequeiro encontram-se em desenvolvimento vegetativo e floração com bom desenvolvimento.
No PR, as áreas de plantio no litoral e Noroeste do estado apresentam lavouras em enchimento de grãos, maturação e colheita, com redução no potencial produtivo, de parte das lavouras, devido à elevação do nível do Rio Ivaí.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 27 de janeiro de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab