No RS, o plantio ocorre somente na Região Central, devido a dificuldades na captação de água para irrigação uma vez que, desde as enchentes, observa-se a necessidade de reformar os canais e os pontos de captação da água. Nas demais regiões do estado, a semeadura está praticamente finalizada.

Em SC, apesar da baixa luminosidade e altos volumes de precipitações, principalmente, na região Norte do estado, causando atraso no desenvolvimento da cultura, no geral, as lavouras estão com bom desenvolvimento geral.

No TO, a maioria das áreas se encontram nos estádios vegetativos e apresentam bom desenvolvimento. Em GO, o plantio continua na região Leste, sendo feito escalonado. Muitas áreas estão entre as fases de floração e enchimento de grãos, com boa formação de cachos, além da colheita que foi iniciada nas lavouras sob pivô e também na região de São Miguel do Araguaia.

No MA, a colheita do arroz irrigado está em torno de 66% colhido, no Norte e Centro do estado. Com a ocorrência das chuvas, o plantio de sequeiro foi iniciado no centro do estado. Em MT, o bom volume de chuvas está favorecendo o desenvolvimento da lavoura, com expectativa de uma boa produtividade. Para as áreas semeadas sob pivô, a colheita está próxima de ser iniciada. No PA, a colheita está na fase final, apresentando bons resultados.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 16 de Dezembro de 2024 completo, clicando aqui!

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.