No RS, o plantio está praticamente finalizado, faltando apenas algumas áreas na região Central. As lavouras estão com bom desenvolvimento e aquelas semeadas mais cedo iniciam a fase reprodutiva, apesar da ocorrência de variações bruscas na amplitude térmica. Em SC, as lavouras seguem, principalmente, em desenvolvimento vegetativo e parte se encontra em florescimento e enchimento de grãos, principalmente, no Norte, em áreas implantadas mais cedo.
No TO, a cultura está em fase de emissão e desenvolvimento de panícula. No MA, a colheita do arroz irrigado está avançando aos poucos nas lavouras do Norte e Centro, enquanto nas áreas de arroz em sequeiro, o plantio está ocorrendo em São Mateus do Maranhão, assim como em poucas áreas do Sul.
Em MT, a semeadura avançou em mais de 70% da área prevista. Os primeiros talhões iniciaram a colheita, com bom potencial produtivo. No PA, a colheita avança para a fase final. No PR, a elevação do nível do Rio Ivaí prejudicou o potencial de parte das lavouras em fases mais avançadas.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 23 de dezembro de 2024 completo, clicando aqui!
Fonte: CONAB