No RS, a colheita avança, apresentando boas produtividades. Em muitas áreas com lavouras em maturação, é realizada a retirada da água para realização da colheita. Em SC, a colheita avançou em função do tempo mais seco em toda a região produtora. A produtividade e qualidade obtidas estão boas, assim como a sanidade das lavouras.
No TO, a colheita avança e boa parte das lavouras estão em maturação e enchimento de grãos. No MA, a semeadura foi finalizada. As condições climáticas têm favorecido as lavouras. Em GO, as lavouras sob pivôs estão em fase inicial de desenvolvimento e em boas condições fitossanitárias. As lavouras irrigadas em regime de tabuleiros seguem com a colheita em etapas, apresentando rendimentos abaixo do esperado.
Em MT, o ritmo da colheita manteve-se moderado, com a expectativa de aceleração a partir da segunda quinzena de março. De maneira geral, as lavouras apresentam bom estado fitossanitário. No PR, quase metade das áreas já foram colhidas e as condições em campo são boas. No PA, as chuvas continuam favorecendo as lavouras, que se desenvolvem em boas condições fisiológicas e fitossanitárias.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 03 de março de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab