Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, foram registradas chuvas localizadas com volumes reduzidos, que beneficiaram as lavouras em desenvolvimento. As operações de colheita estão em andamento nos municípios de Maçambará (15%), Itaqui (10%), Barra do Quaraí (5%), São Borja (5%) e Uruguaiana (3%). Estão em fase de maturação 18% das lavouras e predomina o período de enchimento dos grãos, atingindo 56%.

Os produtores monitoram a ocorrência de pragas e doenças, considerando a sequência de dias nublados. Em Hulha Negra, os produtores com lavouras em final de ciclo estão encerrando os trabalhos de irrigação para garantir a colheita com solo seco, em que o gasto de combustível é menor, e os manejos de pós-colheita são facilitados.

Em São Gabriel, as barragens utilizadas para irrigação estão baixando rapidamente devido ao alto consumo, à umidade do ar reduzida e às temperaturas elevadas, mas não há riscos significativos de falta de água até a maturação das lavouras. As primeiras lavouras implantadas no município com a utilização do sistema pré-germinado estão sendo colhidas e apresentam excelentes rendimentos.

Na de Pelotas, as lavouras seguem se beneficiando do clima seco e dos dias ensolarados. A cultura apresenta bom desenvolvimento, predominando o estágio de enchimento de grãos (50%). Estão 44% das lavouras em fase de floração e 6% em maturação.

As expectativas de produtividade continuam positivas. As áreas recebem irrigação a pleno, e os produtores ainda monitoram a ocorrência de pragas ou doenças. Na de Soledade, as lavouras apresentam crescimento e desenvolvimento normal, além de bom padrão produtivo em função da adequada disponibilidade de água de irrigação e dos fatores climáticos favoráveis à cultura. A radiação solar e as temperaturas foram razoáveis.

Contudo, os picos de temperatura podem dificultar a polinização e resultar em falhas de espiguetas na panícula e consequentemente nos grãos. Operações de adubação nitrogenada em cobertura estão em finalização nas áreas com semeadura tardia. Em grande parte das lavouras, as adubações foram finalizadas, e estão em manejo as lâminas de água nos quadros.

São realizadas aplicações de produtos fitossanitários à medida que se identificam pragas e doenças no monitoramento. Sobre as fases de desenvolvimento da cultura, 30% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 40% em florescimento, 26% em fase de enchimento de grãos, e 4% entram em maturação.

Na de Santa Rosa, inicia-se a colheita, e há relatos de que as empresas cerealistas, que geralmente compram a produção regional, não estão fazendo negócios com os produtores. O movimento parece ser uma tentativa por parte dos compradores de baixar os preços pagos aos produtores através do aumento da oferta do grão, assim que as operações de colheita se intensificarem na região. Essa situação também se deve à avaliação de grão inteiro do produto colhido, impactando a lucratividade das lavouras. Porém, a produtividade está aquém do esperado em razão das condições climáticas durante o desenvolvimento da cultura.

Comercialização (saca de 50 quilos)

Conforme o levantamento semanal de preços realizados pela Emater/RS-Ascar, a saca de arroz apresentou nova redução de 4,27% em média, no Estado, passando de R$ 112,21 para R$ 107,42/sc.

Fonte: Emater/RS



 

FONTE

Autor:Emater/RS

Site: Informativo Conjuntural 1804

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.