A colheita avançou em ritmo menos acelerado, sendo adiada, em parte dos dias, pela ocorrência de chuvas e pela elevada umidade relativa do ar, fatores que dificultam a secagem dos grãos. De modo geral, as precipitações não causaram danos significativos às plantas maduras, apenas alguns casos de acamamento em razão de ventos fortes. Porém, considerando que há grandes extensões de lavouras maduras, as chuvas mais frequentes geram certa apreensão entre os orizicultores, pois a redução de umidade nos grãos ocorre de maneira mais lenta e a formação de barro atrapalha o trânsito nas estradas de acesso aos talhões em colheita.
O déficit hídrico no cultivo foi praticamente eliminado com os volumes expressivos de chuva registrados, que garantiram disponibilidade suficiente de água nos reservatórios para a conclusão do ciclo de irrigação das lavouras implantadas tardiamente em dezembro.
As produtividades estão satisfatórias, e a média estimada é de 8.376 kg/ha. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, a colheita prosseguiu célere em Uruguaiana, onde se concentra a maior área cultivada com arroz. Mais de 60% dos 76.500 hectares foram colhidos, e há relatos de excelentes produtividades e boa qualidade dos grãos. Em Itaqui, 67% dos 67 mil hectares plantados foram colhidos, e a produtividade média é de 9.300 kg/ha. Entretanto, espera-se redução nos rendimentos nas lavouras mais tardias, que sofreram restrições hídricas em momentos críticos do ciclo e menor disponibilidade de radiação solar na fase reprodutiva. Em Quaraí, 25% da área cultivada (cerca de 11 mil hectares) foi colhida, e as produtividades superam 10 mil kg/ha. Os rendimentos de grãos inteiros variam entre 56% e 60%.
Na de Pelotas, a maioria das lavouras (58%) está na fase de maturação e pronta para a colheita; 3% estão na etapa de enchimento de grãos; e 39% foram colhidos. Em alguns municípios, a operação está mais adiantada: em Piratini, 100% da área foi colhida; em São Lourenço do Sul, 85%; e em Cerrito, 80%. A produtividade varia entre 8.000 e 10.250 kg/ha, refletindo as diferenças nas condições edafoclimáticas e no manejo adotado pelos produtores.
ndo as diferenças nas condições edafoclimáticas e no manejo adotado pelos produtores. Na de Santa Rosa, a colheita foi finalizada, e os produtores aguardam a recuperação das cotações para a comercialização da safra. Diante dos bons rendimentos obtidos, há intenção de ampliar o custeio da próxima safra.
Na de Soledade, a colheita alcançou aproximadamente 40% da área. A produtividade está, em geral, elevada, assim como a qualidade dos grãos, uma vez que a disponibilidade hídrica foi adequada na maior parte das lavouras. No entanto, há registros pontuais de grãos falhados devido às altas temperaturas durante a floração. Atualmente, 30% das lavouras encontram-se em enchimento de grãos e 30% em maturação.
Comercialização (saca de 50 quilos) O valor médio, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado, reduziu 3,09%, quando comparado à semana anterior, passando de R$ 81,24 para R$ 78,73.
Confira o Informativo Conjuntural n° 1861 Emater/RS completo, clicando aqui!
Fonte: Emater RS