A área cultivada no Estado está estimada em 900.203 hectares, conforme o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA). A produtividade está estimada em 8.325 kg/ha, segundo a Emater/RS-Ascar.
Houve prosseguimento na colheita.
Em grande parte da região produtora, a operação foi interrompida, em 15/03, em razão da ocorrência de chuvas volumosas. Além das precipitações intensas, os ventos fortes causaram danos em algumas lavouras, como acamamento de plantas e perda da produção.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, as condições climáticas para a colheita foram favoráveis entre 11 e 14/03. Na Campanha, em Dom Pedrito e Aceguá, a operação foi realizada em 20% da área cultivada.
Em Bagé, alcançou 10%. Na Fronteira Oeste, as chuvas torrenciais, nos dias 15 e 16/03, paralisaram os trabalhos. Foram iniciados levantamentos de danos relacionados à possibilidade de acamamento de plantas, provocado pelos ventos fortes e pelas enxurradas em lavouras em fase de maturação.
Danos nas taipas das lavouras em fase de enchimento de grãos podem prejudicar a continuidade da irrigação até o final do ciclo da cultura. As altas temperaturas, no início do período, mantiveram-se em limites tolerados pelas cultivares.
Entretanto, onde as temperaturas ultrapassaram 37 °C, há a possibilidade de esterilidade de espiguetas, nas lavouras em fase de floração, e prejuízo à qualidade dos grãos nas lavouras em fase de enchimento, que predomina no momento.
Na de Pelotas, a colheita está em andamento e se intensifica. As condições climáticas secas e ensolaradas continuaram a beneficiar as lavouras e a operação de colheita, proporcionando melhor formação de grãos e maturação bem como confirmando bons níveis
de produtividade.
A maior parte das lavouras está em processo de maturação, representando 68% da área; 16% estão em estágio de enchimento de grãos; ainda há 2% em floração; e 14% foram colhidas. A expectativa de produtividade é semelhante à projetada inicialmente.
Na de Santa Maria, 25% das lavouras estão em enchimento de grão, 55% em maturação e 20% foram colhidas. A expectativa atual de rendimento manteve-se superior a 8 mil kg/ha. Os rizicultores estão satisfeitos com os resultados em termos tanto de produtividade como econômicos.
Na de Soledade, as lavouras continuam a se desenvolver e apresentam bom padrão produtivo e fitossanitário. Em relação às fases da cultura, 8% estão em desenvolvimento vegetativo, 30% em florescimento, 53% em enchimento de grãos, 7% em maturação, e 2% foram colhidos.
A combinação de altas temperaturas, maior umidade e lavouras na fasereprodutiva cria condições favoráveis para a incidência de brusone, exigindo manejo adequado contra essa doença de difícil controle.
Comercialização (saca de 50 quilos)
Conforme o levantamento semanal de preços realizados pela Emater/RS-Ascar, no Estado, a saca de arroz apresentou redução de 1,12%, passando de R$ 103,68 para R$ 102,52.
Fonte: Emater/RS