A semeadura do arroz avança para sua etapa final no Estado e supera 90%. A operação está em finalização nas regiões Sul e Extremo Oeste e menos evoluída na Região Central do Estado.
As condições meteorológicas do período, marcadas por precipitações isoladas e boa disponibilidade hídrica no solo, favoreceram tanto a continuidade do plantio quanto as etapas iniciais de manejo, especialmente a aplicação de herbicidas em pré e pós-emergência e de adubação nitrogenada de cobertura e o início dos processos de irrigação.
Nas áreas implantadas, observa-se emergência uniforme e adequado estabelecimento inicial. As lavouras estão em fase vegetativa, com desenvolvimento compatível ao estádio. Em locais com histórico de drenagem limitada, algumas áreas estão temporariamente inacessíveis ao maquinário, o que restringe a conclusão da semeadura.
A área a ser cultivada está estimada em 920.081 hectares (IRGA). A produtividade está estimada pela Emater/RS-Ascar em 8.752 kg/ha.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, ocorreu apenas um evento de chuva (16/11), o que permitiu a continuidade da semeadura nas áreas mais atrasadas. Contudo, com a chegada da segunda quinzena de novembro, encerrou-se a janela preferencial de implantação. As lavouras estabelecidas após esse período ideal tendem a enfrentar menor disponibilidade de radiação na fase reprodutiva, o que repercutirá no potencial produtivo. Nas áreas plantadas em outubro, já se iniciam os procedimentos de irrigação. Na Fronteira Oeste, em Uruguaiana, a semeadura alcança 98% dos 71.000 hectares previstos; em Itaqui, foram implantados 84% dos 64.125 hectares, restando áreas pontuais com restrições de acesso devido à drenagem insuficiente. Na Campanha, as precipitações do período evitaram a necessidade de “banho” para garantir a emergência, auxiliando também na saturação do solo para o início da irrigação e reduzindo a pressão sobre reservas das barragens.
Na de Pelotas, a semeadura chega a 98%. Ainda há por semear áreas localizadas em Amaral Ferrador, Chuí, Pedro Osório, Rio Grande, Santana da Boa Vista, São José do Norte e São Lourenço do Sul. As lavouras estabelecidas se encontram integralmente em fase vegetativa, com emergência uniforme e desenvolvimento adequado. Continuam as operações de irrigação, adubação e controle fitossanitário.
Na de Santa Maria, o plantio supera 70% da área. Em Cacequi, foram implantados 9.500 dos 12.000 hectares previstos para a safra. As lavouras emergidas apresentam desenvolvimento compatível com o período, mantendo adequado estande inicial.
Na de Soledade, a semeadura foi retomada e alcança aproximadamente 65%. Em áreas planas com dificuldade de escoamento de água, o excesso de umidade ainda impede a entrada de máquinas, e a operação deve ser concluída com a regularização das condições climáticas. As lavouras conduzidas em sistema pré-germinado apresentam bom estabelecimento e desenvolvimento inicial. Já as áreas implantadas em solo seco estão em fase de germinação e emergência, com estande satisfatório.
Comercialização (saca de 60 quilos)
O valor médio, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado, reduziu 1,52%, quando comparado à semana anterior, passando de R$ 55,79 para R$ 54,94.
Confira o Informativo Conjuntural n° 1894 completo, clicando aqui!
Fonte: Emater RS




