A automação e a conexão do campo com a tecnologia tem se consolidado como um divisor de águas no agronegócio brasileiro, e
De acordo com a pesquisa SAE Brasil – Os Caminhos da Tecnologia no Agronegócio, apenas 30% das propriedades agrícolas possuem conexão de internet, sendo que a tecnologia predominante, via rádio, representa 34% das conexões.
Nesse cenário, a Soil Tecnologia se destaca ao integrar múltiplas soluções de telecomunicação (Wi-Fi, CATMA, NbIoT, rádio, 2G, 3G e 4G) em seus sistemas, com planos futuros de conectividade via satélite. Essa abordagem elimina barreiras de infraestrutura e garante a confiabilidade necessária para operar em regiões remotas.
A Soil Tecnologia oferece soluções que transformam a gestão da irrigação e a conectividade no campo. Com sistemas que aliam praticidade, robustez e conectividade avançada, a empresa, criada por engenheiros de telecomunicações do Inatel, tem resolvido gargalos do setor, permitindo aos agricultores mais eficiência operacional e melhor qualidade de vida.
“Nosso sistema é todo de encaixe, então qualquer pessoa consegue dar manutenção a partir da nossa assistência. E isso facilita também para os revendedores, que conseguem atender o agricultor com grande eficiência”, explica Igor Mendes, CTO da Soil. A simplicidade do sistema permite uma operação tranquila, até mesmo para aqueles com pouca familiaridade com a tecnologia, e proporciona um ganho direto de tempo e produtividade.
Eficiência e Economia no Centro das Demandas
A pesquisa SAE Brasil também aponta que 55% dos produtores consideram a redução de custos como o principal benefício das tecnologias no agro, seguido pelo aumento da produtividade (21%). A solução da Soil responde a essas prioridades ao automatizar os pivôs centrais de irrigação, reduzindo desperdícios de água e energia e otimizando o uso dos recursos.
“Mudamos a qualidade de vida do operador”, destaca Igor Mendes. “Em vez de ele ficar rodando sob sol e chuva, à noite, para ligar e desligar os pivôs, ele faz toda a gestão de dentro da casa dele, indo ao campo apenas quando necessário. Com isso, ele consegue dedicar atenção a outras demandas, tornando a rotina muito mais eficiente.”
Além de atender às demandas econômicas, a tecnologia da Soil também contribui para o uso consciente dos recursos naturais. Ao permitir um controle preciso da irrigação, o sistema ajuda os agricultores a reduzirem o consumo de água, sem comprometer a produtividade. Essa solução também colabora para a sustentabilidade do agro, um tema que, embora menos mencionado pelos produtores na pesquisa (12%), ganha cada vez mais relevância no mercado global.
Uma Parceria com o Futuro do Agro
A Soil Tecnologia reforça seu compromisso com o produtor rural ao atuar em todas as etapas do processo: desde a captação de leads e suporte estratégico aos revendedores, até o pós-venda. Esse modelo colaborativo garante que as soluções atendam às necessidades reais do agricultor brasileiro, respeitando as particularidades de cada propriedade.
Com mais de 70 pivôs instalados, incluindo um no Uruguai, e uma taxa de renovação de 90% entre os clientes de 2023, a Soil Tecnologia se posiciona como uma referência no mercado de automação agrícola. “Estamos aqui para facilitar a vida do homem do campo, otimizar suas operações e oferecer tecnologia acessível e eficiente para um agro mais competitivo e sustentável”, conclui Igor Mendes.
Sobre a Soil Tecnologia
A Soil Tecnologia é uma empresa especializada em automação para irrigação no agronegócio, fundada por engenheiros de telecomunicações com raízes no campo. Com soluções que integram conectividade e inovação, a empresa está presente em diversas regiões agrícolas do Brasil, ajudando agricultores a economizar recursos e melhorar a gestão das suas propriedades.
Fonte: Assessoria de Imprensa Soil Tecnologia