Na busca pela sustentabilidade e rentabilidade, os agentes de biocontrole tem ganhado espaço no manejo fitossanitário de culturas como a soja. Além do tradicional controle químico com o emprego de fungicidas, doenças da soja também podem ser tratadas com o uso de bioagentes como o Bacillus.

Biocontrole de doenças

Dentre as principais doenças controladas por esse grupo de bactérias, destacam-se o mofo-branco (Sclerotinia spp.), antracnose (Colletotrichum spp.), rizoctoniose (Rhizoctonia solani), fusarioses (Fusarium spp.), ferrugem asiática (Phakopsora spp.), mancha-alvo (Corynespora cassiicola), mancha-parda (Septoria glycines), cercosporiose (Cercospora kikuchii), crestamento bacteriano (Pseudomonas syringae), dentre outras (Polanczyk et al., 2022).

Bacillus amyloliquefaciens

Atualmente, o Bacillus amyloliquefaciens é um dos principais antagonistas utilizados no Brasil para o controle de doenças, atuando inclusive no controle de fungos biotróficos. Segundo Seixas et al. (2022) efeitos benéficos das aplicações preventivas de agentes de biocontrole em soja, são observados com isolados de B. amyloliquefaciens, que além de reduzirem a germinação dos esporos em 82%, reduzem a severidade da ferrugem-asiática em até 96% com a aplicação preventiva, em até 70% com a aplicação simultânea e em até 47% com a aplicação curativa.

Sobretudo, vale destacar que embora os agentes de biocontrole possam contribuir no manejo da ferrugem-asiática, é necessária a associação de outras estratégias, incluindo o uso de fungicidas químicos para obter o controle adequado da doença e evitar perdas de produtividade (Seixas et al., 2022).

Atualmente, cerca de 22 produtos à base de Bacillus, incluindo combinações com outros microrganismos, possuem registro como fungicidas e/ou bactericidas microbiológicos, dos quais, 50% são a base de Bacillus amyloliquefaciens, 36,4% a base de B. subtilis e 13,6% de B. pumilus (Polanczyk et al., 2022)


undefined

Efeito antagonista

Avaliando a eficiência do Bacillus amyloliquefaciens em atuar como antagonista de fungos fitopatogênicos, Xu et al. (2021), observaram que, essa bactéria apresenta atividade antifúngica de amplo espectro, podendo atuar como antagonista de fungos fitopatogênicos, como fungos dos gêneros Fusarium, Colletotrichum, Sclerotinia e Microdochium (figura 1), demonstrando a importante contribuição do B. amyloliquefaciens para o manejo integrado de doenças na soja.

Figura 1. Inibição do crescimento de fungos fitopatogênicos causada por Bacillus amyloliquefaciens MQ01.
Fonte: Xu et al. (2021)

Em suma,  pode-se dizer que o Bacillus amyloliquefaciens é uma importante ferramenta no manejo integrado de doenças da soja, atuando como agente antagonista de biocontrole, principalmente quando utilizado de forma preventiva. Contudo, é necessário associar outras ferramentas de manejo para o controle eficiente de doenças em soja, principalmente se tratando da elevada pressão de inóculo, utilizando o biocontrole como medida integrada e não singular de manejo.


Veja mais: Bacillus aryabhattai – Uma ferramenta promissora em anos de seca



Referências:

POLANCZYK, R. A. et al. MANEJO DE PRAGAS COM BACTÉRIAS ENTOMOPATOGÊNICAS. Embrapa Soja, Bioinsumos na Cultura da Soja, cap. 21, 2022. Disponível em: < https://www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1143066/bioinsumos-na-cultura-da-soja >, acesso em: 27/03/2024.

SEIXAS, C. D. S. et al. BIOINSUMO PARA O MANEJO DE DOENÇAS FOLIARES NA CULTURA DA SOJA. Embrapa Soja, Bioinsumos na Cultura da Soja, cap. 19, 2022. Disponível em: < https://www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1143066/bioinsumos-na-cultura-da-soja >, acesso em: 27/03/2024.

XU, S. et al. ISOLATION AND CHARACTERIZATION OF Bacillus amyloliquefaciens MQ01, A BIFUNCTIONAL BIOCONTROL BACTERIUM WITH ANTAGONISTIC ACTIVITY AGAINST Fusarium graminearum AND BIODEGRADATION CAPACITY OF ZEARALENONE. Food Control. 2021. Disponível em: <  https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0956713521003972 >, acesso em: 27/03/2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.