InícioDestaqueBayer leva o manejo inteligente da soja com a plataforma Intacta 2...

Bayer leva o manejo inteligente da soja com a plataforma Intacta 2 Xtend® ao Rio Grande do Sul

A Bayer realizou em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, o “Encontros I2X” — que consistem em visitas de produtores brasileiros aos campos de teste da nova tecnologia para soja, a Intacta 2 Xtend®. As áreas de teste estão sendo cultivadas em 254 propriedades de sojicultores selecionados para o programa Eleitos I2X, nas principais regiões produtoras do país. O objetivo dos encontros é mostrar in loco a performance da tecnologia e apresentar o manejo inteligente como forma de potencializar o aumento de produtividade. As operações dos Eleitos I2X estão sendo realizadas com equipamentos da Case IH, marca da CNH Industrial, que, no último mês de agosto, firmou uma parceria com a Bayer para o fornecimento de máquinas para o plantio, tratos culturais e colheita das áreas de ensaio.

Terceira geração de biotecnologia em soja desenvolvida pela Bayer, a Intacta 2 Xtend® proporciona maior proteção contra as principais lagartas da cultura da soja, expandindo seu escopo de defesa contra mais duas espécies relevantes (Helicoverpa armigera e Spodoptera cosmioides), somadas às quatro que já eram alvo da tecnologia Intacta RR2 PRO®.
De acordo com o coordenador técnico da Cotrijal, Fernando Martins, um dos especialistas que tem acompanhado as etapas I2X na região do sul do país, essa nova biotecnologia está em testes nas mais diversas condições de clima, solo e relevo. “ O acerto desse programa é que está sendo moldado no sentido de adquirir conhecimento e soluções para que quando a soja Intacta 2 Xtend chegar ao campo, ela seja semeada sem dúvidas por parte dos produtores”, afirma.

A tolerância ao dicamba, um herbicida pós-emergente com décadas de desempenho comprovado em todo o mundo, é outro grande benefício da nova biotecnologia Intacta 2 Xtend®. Podendo ser aplicado no pré-plantio e na pós-emergência da cultura, o dicamba apresenta alta eficiência no controle de plantas daninhas de folhas largas, como a buva, caruru, corda-de-viola e picão-preto, que causam um impacto relevante na produtividade das lavouras de soja no país e são difíceis de serem controladas com outros herbicidas disponíveis hoje no mercado. “Vamos educar o produtor, ensinar, mostrar como o manejo com dicamba deve ser feito para que seja bem feito e tenha bons resultados. Para que isso aconteça, por exemplo, é preciso que a pulverização seja feita com uma ponta específica, em certa velocidade, e etc. Tudo para garantir a eficácia do herbicida”, comenta o especialista.

Experiência I2X

Durante os dias de campo nas propriedades dos Eleitos I2X, em período de plantio da safra, a empresa tem demonstrado as boas práticas para um manejo inteligente. “A Bayer se preocupa em oferecer uma solução completa e integrada para o agricultor. Não é apenas a qualidade do produto, mas também o suporte de uma equipe de campo altamente qualificada, um amplo programa de treinamento e capacitação para toda a cadeia produtiva, além do respaldo de diversos trabalhos junto a acadêmicos, fundações e parceiros da indústria de agroquímicos e tecnologia de aplicação para obtermos as melhores recomendações para a tecnologia”, explica Fábio Passos, gerente de lançamento da nova plataforma na Bayer.

A ideia do projeto é proporcionar uma experiência completa — do plantio à colheita — registrada e acompanhada por meio do Climate FieldView, ferramenta de agricultura digital da Bayer. Com a ferramenta, será possível estabelecer protocolos de operação para obtenção do melhor desempenho da plataforma Intacta 2 Xtend® nos campos. Esse monitoramento é possível pois todas as máquinas que estão sendo utilizadas nas operações das áreas de ensaio fazem parte do portfólio da Case e são compatíveis com o sistema digital da Bayer, proporcionando um grande volume de dados. “Investimos constantemente em tecnologia, seja em nossos produtos ou serviços, para que o produtor rural possa bater recordes de produtividade na soja, e em outras culturas, ano após ano. É assim que o Brasil assumirá importante papel na produção mundial de alimentos”, conclui.

Depois de passar pelo Rio Grande do Sul, com a capacitação de mais de 800 pessoas apenas no primeiro momento, os dias de campo seguem, ainda este ano, para outros grandes polos produtores do país, como Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Bahia, reunindo um público aproximado de 10 mil produtores rurais para ver na prática quais as boas práticas que permitirão o máximo proveito dessa novidade.

“Ao combinar sementes de alta tecnologia, químicos eficientes e o uso de equipamentos e acessórios adequados para dar suporte à aplicação, o produtor será capaz de alcançar um novo patamar de produtividade de soja, com índices acima da média já registrados pelo mercado”, afirma Fábio Passos. São diversas frentes para maximizar a experiência do produtor com a nova plataforma. “Estamos trabalhando mais uma vez em parceria com a cadeia e com o agricultor, e levando a informação com transparência para o campo, como sempre fizemos, para que o cliente possa contar com esse conjunto de soluções integradas da Bayer, que proporcionará mais qualidade, rentabilidade e sustentabilidade para sua lavoura e o levará ao que temos chamado de ‘a nova era da soja’”, finaliza.

O lançamento comercial está previsto para a safra 2021/22 e depende da aprovação dos países que são os principais importadores do grão brasileiro.

Saiba mais sobre a tecnologia: http://plataformaintacta2xtend.com.br/


Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar pessoas apoiando-as para superar os maiores desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento populacional. Além disso, a companhia visa criar valor por meio da inovação e crescimento. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e a marca Bayer representa confiança, credibilidade e qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2018, com cerca de 117 mil colaboradores, obteve vendas de € 39,6 bilhões. Os investimentos totalizaram € 2,6 bilhões e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 5,2 bilhões. 

Sobre a Case IH

A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca, estão as colheitadeiras de grãos, colhedoras de cana e café, além de tratores com uma ampla faixa de potências, pulverizadores auto propelidos e plantadeiras. Produtos que fazem da marca a melhor opção do plantio à colheita. A Case IH é uma marca da CNH industrial. 



Fonte: Assessoria de imprensa Bayer
Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares