Os irmãos empresários e produtores rurais Bruno e Bernardo Melgaço Vaz, com propriedades em Minas Gerais e Mato Grosso focadas em milho, soja e gado, cresceram ouvindo um conselho do pai e fundador do Grupo Cazanga, o Sr. Plácido: “se vocês, algum dia construírem uma fábrica, façam direito, façam bem feito”.
Esse ensinamento faz parte do DNA do Grupo Cazanga, reconhecido no mercado por sua solidez e por investir no agronegócio brasileiro.
Fundado em 1978, o Grupo segue rigorosos protocolos de segurança para a extração e beneficiamento de calcário, atendendo a diversos segmentos, como calcário corretivo de solo, nutrição animal, indústrias de vidro, cerâmicas, siderurgias e construção civil.
Ao longo de sua história, o Grupo Cazanga estreitou, por conta de suas atividades, o relacionamento com os produtores rurais e já atendeu há mais de 8.000 agricultores.
Esse relacionamento, somado à necessidade frequente de inovação e ao fato de serem produtores e entenderem as reais necessidades do campo, contribuiu para Bruno e Bernardo, que utilizam produtos biológicos há mais de 04 anos em suas propriedades em Minas Gerais e Mato Grosso, investirem fortemente para criar uma nova empresa do Grupo: a BioCAZ, uma indústria que focará em bioinsumos e vai comercializar defensivos biológicos e inoculantes.
No momento, as duas fábricas (uma multiplicadora de microorganimos à base de bactérias; e outra à base de fungos) estão em construção, na cidade de Arcos (MG), com previsão de inauguração em dezembro de 2025 e início de produção em janeiro de 2026. As unidades têm rigorosos protocolos de segurança e qualidade, o que garante a produção de produtos livres de contaminação.
A BioCAZ terá em seu portfólio produtos de Biotecnologia, desenvolvidos com bactérias e fungos, que ajudam no combate a pragas e doenças, como cigarrinhas, mofo-branco e nematoides, e também incrementam a produtividade de diversos cultivos, como soja, milho, cana-de-açúcar, café, algodão e feijão, entre outros. A empresa atenderá produtores rurais, revendas e cooperativas, além de produzir soluções para outras indústrias do setor.
No total, o Grupo Cazanga está investindo, desde 2023, R$ 80 milhões para a criação da BioCAZ. Os valores estão sendo direcionados para infraestrutura das duas unidades multiplicadoras de microorganimos a base de bactérias e fungos, análise de mercado, pesquisa de produto, atualização de portfólio, ampliação e qualificação da equipe e consolidação de programa para facilitar a aquisição dos produtos fabricados pela empresa.
A BioCAZ já tem parcerias estabelecidas com renomadas instituições e empresas, tais como Embrapa Agrobiologia, Ideelab, Superação, BioScale, Instituto Biológico, Araucária, Vigna Brasil, Symbiomics, USP/Esalq, ANPII Bio, Cazanga Empreendimentos e Cálcario Cazanga.
Próximos Desafios – Para liderar os próximos passos da companhia, a BioCAZ acaba de anunciar Márcio Oshiro como Diretor Executivo. Formado em Engenharia de Produção pela USP São Carlos, com MBA em Experiência do Cliente pela Oxford College of Marketing, Oshiro já trabalhou em grandes empresas do agronegócio, como Vittia e ICL, onde exerceu cargos estratégicos.
De acordo com o Diretor Executivo, três pontos contribuíram para ele aceitar o desafio: projeto robusto e bem assessorado por consultores reconhecidos pela alta capacidade; oportunidade de tornar a BioCAZ uma empresa de alto impacto para o agronegócio; e confiabilidade e valores do Grupo Cazanga, que tem grande comprometimento com os clientes.
“Nosso propósito é gerar prosperidade a toda cadeia do agronegócio. Para isso, proporcionamos crédito a produtores e parceiros, segundo políticas bem estabelecidas, para que eles consigam ter acesso a nossos produtos”, explica Oshiro.
“Além disso, oferecemos suporte técnico, garantindo alta segurança, compatibilidade e facilidade na aplicação; contamos com produtos para suavizar impactos climáticos negativos a partir de soluções de stress hídrico, solubilização de nutrientes e desestressores; e possuímos profissionais altamente capacitados com grande foco no cliente para entender suas necessidades, oferecer suporte adequado e indicar as melhores soluções”, finaliza o Diretor Executivo.
Mais sobre a BioCAZ
A BioCAZ foi projetada e construída para ser um padrão de referência no setor, entregando a máxima eficiência operacional e qualidade.
Trata-se de uma construção modular com isolamento termoacústico para garantir o rigor máximo das Boas Práticas de Fabricação (BPF). O princípio BPF rege cada detalhe, desde o controle dos fluxos de materiais e pessoas até o sofisticado tratamento do ar em toda a planta.
A empresa mantem um sistema rigoroso com filtros de alta retenção de partículas e circuitos individualizados, que asseguram a manutenção ideal de temperatura, umidade e pressão para cada ambiente produtivo.
Com uma capacidade produtiva que ultrapassará 4 milhões de litros anuais, a unidade fabril da BioCAZ opera com automação completa, refletindo o mais alto nível tecnológico do setor farmacêutico nacional.
A integração da tecnologia é fundamental para garantir não apenas segurança e qualidade, mas também sustentabilidade. A empresa conta com sistemas automáticos de limpeza e esterilização em biorreatores e envasadoras, os quais são regidos por protocolos de validação rigorosos, atendendo as indicações da ANVISA e garantindo um setup rápido e altamente eficiente.
A qualidade é verificada em cada etapa do processo em laboratórios dedicados, que incluem áreas específicas para preparo, esterilização de materiais e condução de análises físico-químicas e microbiológicas.
Cada lote produzido passa por uma bateria de testes com o máximo rigor regulatório. Há um espaço exclusivo para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que está integrado à unidade, garantindo inovação e suporte científico para o desenvolvimento e aprimoramento das tecnologias.




